Sociedade

Refeições escolares no Algarve passam a incluir produtos da região

O compromisso foi assumido, em reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL, para a introdução de produtos alimentares produzidos na região do Algarve nas refeições das escolas.

PUB
Este acordo, que envolve a AMAL e os municípios, em estreita articulação com agrupamentos escolares, está integrado no projeto “Sistemas Alimentares Sustentáveis”, que tem como objetivo estimular a alteração dos comportamentos de compra, com vista a agilizar circuitos curtos de comercialização e hábitos de consumo saudáveis e incorporar a economia circular de resíduos e de desperdícios alimentares, explica a AMAL em comunicado. 
 
Pescado (robalo, cavala, dourada), hortofrutícolas, batata-doce, fruta do Algarve, são alguns dos produtos regionais que irão ser introduzidos nas refeições escolares, no novo ano letivo 2022/2023. 
 
O protocolo prevê a implementação de refeições e programas piloto que permitam testar novos modelos de fornecimento dos refeitórios escolares, baseados em cadeias curtas de abastecimento, aquisição de produtos alimentares produzidos em regimes de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) ou sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, e por pequenos produtores locais, em especial detentores do estatuto de agricultura familiar.
 
O projeto é co-financiado pelo FEDER, através do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020.