O Município de Albufeira encontra-se a investir na ampliação da rede de rega com estações meteorológicas e sistemas de gestão remota para otimizar o consumo de água na rega e reduzir custos operacionais de manutenção.
Segundo o Vereador responsável, Rogério Neto, este sistema “é o caminho que permite uma maior sustentabilidade na gestão da água para rega.”
A estratégia é simples: a instalação de estações meteorológicas nas zonas verdes e a correspondente adaptação do sistema de rega com unidades telemétricas, emitindo dados via Wi-Fi permitirá a otimização do débito de água em função das condições meteorológicas, clarifica a autarquia em nota enviada à comunicação social.
Quando chove, o sistema corta de imediato o fluxo de água, evitando assim o desperdício.
Quando existe vento, o sistema adapta de forma automática o débito de água. Todo o sistema, no valor de cerca de 70 mil euros, é gerido remotamente através do telemóvel ou mesmo do PC.
O Vereador Rogério Neto, que detém o pelouro dos espaços verdes acrescenta que “este é o caminho que traçámos e estamos a percorrer que nos permite sermos cada vez mais sustentáveis na gestão da água que usamos para rega.
Atualmente, em qualquer parte, podemos saber quanto estamos a consumir, e se o sistema de rega apresenta fugas ou consumos anormais de água. Em caso de existência de uma fuga de água, o sistema envia um alerta para os telemóveis, permitindo desta forma uma celeridade impar na resolução destas ocorrências. A implementação deste modelo de gestão só foi possível graças à elevada capacidade técnica e operacional de toda a equipa envolvida na gestão de espaços verdes.”
As zonas atualmente englobadas com este sistema incluem o Parque de Alfarrobeira, o Jardim da Biblioteca, o Parque de Vale Faro, o Parque da Cocheira e o eixo viário correspondente à EN 395.
Albufeira torna-se assim líder na região algarvia em termos de zonas verdes com implementação destes sistemas e no aproveitamento das novas tecnologias na gestão das zonas verdes.