Sociedade

Regata dos Portos dos Descobrimentos partiu de Lagos rumo a Espanha

A 33.ª edição desta tradicional regata que une os portos de Lagos e de Palos de La Frontera (Espanha) decorreu entre 12 e 14 de julho, comemorando a sua geminação e os dois portos da globalização das navegações atlânticas quinhentistas. A edição deste ano teve a participação de 29 embarcações, com 150 atletas presentes.

PUB
Conforme descreve nota do Município de Lagos, no dia 12 de julho, realizou-se na Baía de Lagos a regata prólogo, que foi vencida pela embarcação Clementina, de David Buckle (CVLagos), na classe NHC, e pela embarcação Seita, de António Viegas (CVLagos), em ORC. De seguida, foi realizada a cerimónia de abertura do evento e a respetiva entrega de troféus.
 
No dia seguinte, teve lugar a largada da regata costeira em direção a Palos.
 
Cerca das 2h00 do dia 14, três das embarcações aproximavam-se da linha de chegada, Clementina, MarMeu e Corsários do Arade, numa luta renhida. Ao fim de 91 milhas e 14 horas de prova, terminaram muito próximos, com a vitória para a embarcação MarMeu, de Paulo Gil Morais (GCNFaro), em NHC. 
 
Em ORC, a embarcação espanhola representante da Escuela de Vela de Palos foi a vencedora. As restantes embarcações foram chegando pela noite dentro, com a última a chegar pelas 8h20.
 
No final desse dia, pelas 20h30, foi realizada a cerimónia de entrega de troféus na sede da Escuela de Vela de Palos de La Frontera, com a presença da vereadora lacobrigense Sandra Oliveira, do Alcaide de Palos de La Frontera, Dom Carmelo, dos vereadores de Palos e de vários representantes de entidades que apoiaram a prova.
 
Classificações NHC:
 
1º - Mar Meu (GCNFaro)
2º - Yellow Bird (CVLagos)
3º - Corsários do Arade (YCMPortimão)
 
Classificações ORC:
 
1º - Escuela de Vela de Palos (EVPalos)
2º - Sula Too (CVLagos)
3º - Chezzy (EVPalos)