Após dois anos de suspensão, a Regata dos Portos dos Descobrimentos regressou para a sua 31.ª edição, a qual decorreu entre 8 a 10 de julho, com partida em Lagos e chegada à cidade espanhola de Palos de la Frontera.
De acordo com o município de Lagos, estas cidades estão geminadas desde 1992, sendo que, esta prova de vela «é uma das mais importantes iniciativas de celebração da sua história ligada ao período dos Descobrimentos marítimos portugueses e espanhóis».
A Regata Portos dos Descobrimentos é uma prova anual, organizada pelo Clube de Vela de Lagos e Escuela de Vela de Palos de la Frontera (com apoio de ambos os municípios), com partida e chegada alternada entre as duas cidades. Na edição de 2022, a partida ocorreu em Lagos, a 8 de julho, tendo a cerimónia de abertura decorrido na Marina de Lagos com a presença do executivo municipal, as vinte e nove equipas participantes, empresas locais ligadas à náutica e Dom Carmelo Romero, alcaide de Palos de la Frontera. A cerimónia de entrega de prémios (troféus e pecuniário) e encerramento (Puerto Desportivo de Mazagón) decorreu a 10 de julho e também contou com a presença do executivo municipal de Lagos, entidades locais patrocinadoras do evento, associações representativas de Palos, corpo técnico e participantes. A embarcação espanhola Sayonara Light foi a vencedora da regata, tendo chegado a Mazagón pelas 12h21 desse dia.
A regata regressa em 2023, desta vez com partida em Palos de la Frontera e chegada a Lagos, conclui o município.