O empresário felicitou os farenses e o Município por ser “um centro administrativo e económico relevante para o Algarve, um polo educacional, após a criação da Universidade do Algarve e um concelho beneficiado ambientalmente por um ecossistema único com grande valor ambiental e turístico”.
Natural da região, o dirigente sublinhou a honra de receber a distinção e destacou que o galardão “representa o esforço coletivo de muitas pessoas, equipas e instituições” com quem trabalhou ao longo da sua carreira.
A medalha de mérito grau ouro distinguiu igualmente o seu empenho na atividade empresarial, numa carreira cujo início remonta a 1983, quando assumiu a administração da Garvetur, SA.
Igualmente sob a liderança de Reinaldo Teixeira, foi criada em 2001 a holding Enolagest, da qual a Garvetur é a empresa âncora e que atualmente abrange 42 empresas participadas. O Grupo Garvetur|Enolagest é um dos players de referência no imobiliário turístico a nível nacional e internacional, conservando a sua ligação à região do Algarve.
Ao longo de várias décadas, o homenageado desempenhou funções em diferentes áreas: no mundo empresarial e turístico, no desporto – com passagens pelo atletismo, automobilismo e presidência da Associação de Futebol do Algarve (AFA) –, no ensino universitário na Universidade do Algarve (UALG) e como Cônsul Honorário do Brasil em Faro. O seu percurso está igualmente ligado à Liga Portugal, onde exerce funções há cerca de 30 anos, tendo sido delegado, coordenador das delegacias e, atualmente, o primeiro Algarvio a ser eleito por maioria presidente da Liga Portugal.
Durante a cerimónia, Reinaldo Teixeira agradeceu ao presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, e à comissão de atribuição de distinções, dedicando a condecoração “aos colaboradores, à família e a todos os que partilham valores universais de responsabilidade social, empatia e compromisso com o próximo”.