Os novos estudantes da UAlg foram recebidos com um programa de atividades, que se iniciou com uma sessão de boas-vindas, esta manhã, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro, terminando com um Sunset animado pelo Quiz "Dr. Why", Stand up comedy com Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), e pelo Dj Ride.
Vários membros da comunidade académica e entidades regionais juntaram-se à sessão de boas vindas. O reitor Paulo Águas saudou os novos estudantes, referindo-se, particularmente, aos que passam a estar na condição de estudantes deslocados.
O reitor voltou a abordar no seu discurso os preços e a falta de alojamento que, nos últimos anos, têm registado subidas mais elevadas do que os rendimentos das famílias, o que tem vindo a exigir um maior esforço financeiro das mesmas. Lembrou que a Universidade do Algarve possui pouco mais de 500 camas em residências, às quais se juntam mais 50 camas do programa Alojamento Estudantil, lançado este ano pelo Governo. Estas 550 camas são destinadas prioritariamente ao alojamento de estudantes bolseiros deslocados, mas, segundo o reitor, se para esse grupo a atual oferta ainda é suficiente, é cada vez maior a procura por parte de estudantes não bolseiros. Paulo Águas destacou ainda que nos últimos dois anos o Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, com financiamento do PRR, permitiu a renovação de quatro residências, num total de 339 camas.
"Atrevo-me a dizer que, à data, a Universidade do Algarve possui as residências universitárias com melhores condições do País."
A terminar o seu discurso, Paulo Águas apelou não só à participação na vida da Academia, mas também na da cidade que os acolhe. Frisou: "Cada um de vós será um parceiro na construção de uma Universidade global cada vez mais preparada para dar respostas à sociedade, fomentando a ciência, a educação, a investigação e cumprindo a sua responsabilidade social."
Os momentos musicais estiveram a cargo da Versus Tuna, Real Tuna Infantina, Feminis Ferventis, e dos ArtMusa.
Durante a sessão foram também entregues os certificados aos estudantes premiados com Bolsas de Mérito Desportivo em 2023/2024.