Sociedade

Relógios atrasam 60 minutos no domingo

A hora de Inverno chega na madrugada deste domingo. Portugal continental e a Madeira vão atrasar os relógios em 60 minutos ao som das badaladas das 2horas.

PUB
 
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança é feita à 01h00 da madrugada de domingo, passando os ponteiros a marcar meia-noite.
 
De acordo com o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Agostinho, “as pessoas reajustam a sua actividade à hora do Sol mesmo que o relógio marque uma hora diferente”. Ganha-se uma hora de sono, mas “o nosso corpo precisa de cerca de um dia para se reajustar. Cada caso é um caso”.
 
O intuito de reduzir uma hora no período de Inverno surgiu “na altura da Primeira Guerra Mundial, numa época em que o consumo energético teve de ser redireccionado para o consumo de guerra e a população civil sentiu restrições no aquecimento e na iluminação”, refere o director do OAL.
 
"Daylight Saving Time" é o nome original atribuído a esta mudança de horário. Entre as pessoas que sugeriram esta mudança de horário estão Benjamin Franklin, nos EUA, William Willett, no Reino Unido, e George Vernon, na Nova Zelândia. A medida era aplicada de forma a poder poupar carvão, velas e ajustar os horários de forma a conseguir obter mais luz solar e mais temperatura.
 
Presentemente não são as questões energéticas que motivam a mudança de horário, mas sim um melhor aproveitamento das horas de sol diário.
 
A próxima mudança de horário será feita daqui a cinco meses, no último domingo de Março de 2016, dia 27.