Desporto

Renato da Silva do Team BMX Quarteira alcança quartos-de-final na Taça da Europa

 
O português Renato da Silva alcançou hoje os quartos-de-final na quarta ronda da Taça da Europa de BMX, em Zolder, Bélgica, local onde ontem tinha conseguido chegar aos oitavos-de-final.

Numa jornada com menos chuva e com a pista menos escorregadia, houve menos quedas e os resultados foram mais determinados pela capacidade física e pelas qualidades técnicas do que pela sorte de escapar aos infortúnios.
 
Renato da Silva conseguiu passar a primeira ronda diretamente, sem necessidade de repescagem. Seguiram-se mais duas rondas em que o algarvio conseguiu progredir, com qualificações diretas. Foi assim nos dezasseis avos e nos oitavos-de-final.
 
O corredor da Seleção Nacional garantiu um lugar nos 32 corredores que disputaram os quartos-de-final. Disputando a última série dos quartos-de-final, Renato da Silva foi o sétimo classificado nesta corrida, de fora dos quatro que passaram às semifinais.
 
Feitas as contas, Renato da Silva foi o 28.º classificado entre os 105 sub-23 presentes na quarta ronda da Taça da Europa de BMX. É um resultado que cumpre as expectativas do selecionador nacional, Alexandre Almeida, que esperava uma melhoria face ao resultado de ontem, tendo em conta que Renato da Silva ainda está no primeiro ano de sub-23.
 
Depois da queda na etapa de ontem, o júnior Bernardo Rocha não competiu nas provas deste domingo, uma medida de precaução face aos sintomas dolorosos.
 
“O Renato entrou hoje no ritmo dos melhores, com tempos ao nível dos melhores. Tem aspetos a melhorar, mas conseguiu cumprir todos os objetivos, ficando no primeiro terço da classificação e fazendo tempos de referência”, avalia Alexandre Almeida.
 
FPC/Algarve Primeiro