A associação cultural República 14, em Olhão, apresenta dois concertos de guitarra com dois guitarristas, muito distintos nos estilos e técnicas, mas semelhantes na criatividade e na paixão com que tocam os seus instrumentos.
Um é originário de Riga na Letónia, toca guitarra acústica, chama-se Reinis Jaunis e é o que se pode chamar um "traveling musician". O outro é algarvio, de Faro, chama-se Miguel Martins toca guitarra elétrica e é bem conhecido do público local.
As grandes paixões de Reinis Jaunis, também conhecido por Reinis Young, são as viagens e a guitarra.
Segundo descreve a República 14, na nota de divulgação dos concertos, "Reinis recorre a diferentes e inovadoras técnicas, como o uso de golpes percussivos no instrumento, usando loops que criam ritmos e cadências como se se tratasse de um instrumento de percussão, e juntando a isso uma técnica instrumental em que as duas mãos tocam a escala do instrumento quase como um piano. Tudo isto associado e misturado com as técnicas mais tradicionais, resulta numa performance enérgica e original".
Reinis viajou por toda a Europa, Nova Zelândia, Austrália e Ásia compartilhando suas habilidades de guitarrista e a sua música original, inspirada nas suas viagens. Tem 4 álbuns editados e apresenta-se na República 14, esta sexta-feira 28 às 21h00.
Miguel Martins irá tocar no sábado, dia 29, à mesma hora, e vai apresentar-se em trio num concerto de Tributo a Thelonious Monk, numa noite de Jazz. Monk é um dos músicos e compositores que Miguel Martins mais admira e as suas composições acompanham-no desde há muito, fazendo parte do seu percurso de instrumentista. Neste tributo, com Miguel Martins na guitarra vão estar Luís Henrique no contrabaixo e João Melro na bateria.