Economia

Requalificação da Avenida Carlos Mota Pinto em Quarteira representa um investimento de 808 mil euros

 
Foi hoje dado o primeiro passo para a requalificação da Avenida Carlos Mota Pinto na cidade de Quarteira.

“Trata-se de uma intervenção no território muito importante do ponto de vista de requalificação urbana, da mobilidade suave, das acessibilidades, numa das principais entradas de Quarteira, que faz parte daquela que é uma estratégia municipal de requalificações sustentáveis por todo o concelho”, explicou o vice-presidente da autarquia, Pedro Pimpão, durante a assinatura do auto de consignação da obra, que decorreu esta manhã, no Centro Autárquico de Quarteira.
 
Segundo refere nota do município de Loulé, a obra, que representa um investimento de 808.242,10€, abrange uma área com cerca de 14.333 m2, e irá focar-se numa zona residencial, assim como em áreas pedonais adjacentes ao troço da Av. Carlos Mota Pinto, localizado entre o cruzamento de Vilamoura e a Rotunda do Polvo. 
 
No mesmo documento lê-se que serão criados percursos pedonais "confortáveis, seguros e acessíveis", assim como faixas com 1.50m de largura, em ambos os lados da avenida, para bicicletas. A rede pública de iluminação também será reabilitada, através da relocalização e substituição de candeeiros por soluções mais sustentáveis (tecnologia LED). As passadeiras serão dotadas de condições de acessibilidade, com o rebaixamento do passeio na zona de atravessamento e a implementação de piso táctil na proximidade das mesmas e junto dos abrigos das paragens de autocarro, de forma a tornar a cidade mais acessível e inclusiva.
 
Os trabalhos passam igualmente pela criação de um corredor de vegetação ao longo da zona de intervenção, no qual serão colocadas as árvores existentes e plantados arbustos novos.
 
O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de um ano e, como adiantou Pedro Pimpão, quando a obra estiver concluída, “irá a Junta de Freguesia de Quarteira, no âmbito das suas competências, gerir esta área do ponto de vista daquilo que é a limpeza urbana e a manutenção do espaço verde”. 
 
O vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé sublinhou igualmente a importância deste investimento público “para a melhoria das condições da cidade de Quarteira, em relação às pessoas que aqui vivem, mas também aos comerciantes e empresários” que aqui exercem a sua atividade.