Economia

Requalificação da Frente Ribeirinha de Olhão já começou

 
As obras de reabilitação da Frente Ribeirinha de Olhão já começaram esta semana.

 
A Câmara Municipal de Olhão já tinha informado que as obras só começavam depois da época alta, para não prejudicar os comerciantes da zona.
 
Nesta primeira fase, a requalificação da responsabilidade da Sociedade Polis Ria Formosa, vai incidir sobre a Avenida 5 de Outubro (dos mercados).
 
Segundo referiu o autarca de Olhão, António Miguel Pina aquando da apresentação do projeto, "esta é uma das zonas mais nobres da cidade, idealizada pela equipa da arquiteta Amélia Santos, contemplando a requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, a zona dos Mercados Municipais e a Avenida 5 de Outubro, conferindo a toda esta área um estilo mais moderno, polivalente e, sobretudo, amiga dos peões".
 
De acordo com a coordenadora do projeto Amélia Santos, a renovação dos espaços a intervenciar têm uma extensão de 600 metros, num investimento de 1,5 milhões de euros. 
 
Na Av. 5 de Outubro, foram focados alguns problemas que carecem de resolução como "as muitas barreiras arquitetónicas nos passeios, obstáculos, muita informação e forte presença automóvel junto aos restaurantes, bem como a ausência de imagem de conjunto".
 
A Arquiteta defende que as esplanadas deverão ser uniformizadas, a imagem urbana melhorada o estacionamento irá manter-se, com o nivelamento dos pavimentos, (pedonal e circulação) bem como nova vegetação e sinalética.
 
Relativamente aos jardins, (obra prevista começar em 2019), as alterações também vão ser profundas.No Jardim Joaquim Patrão Lopes, está prevista a retirada do Parque Infantil (que passará para o Jardim Pescador Olhanense), a criação de uma nova cafetaria, a manutenção do ´Café Boto`, a construção de uma nova bilheteira e novo estabelecimento de bebidas, junto ao cais de embarque, uma estrutura de sombreamento e novas instalações sanitárias.
 
A bomba de gasolina existente será desativada.
 
Destaque para a valorização do legado de Joaquim Patrão Lopes, onde será instalada, uma nova evocação deste benemérito. 
 
O muro que separa o jardim da Ria, também será removido, "ficando uma peça de remate, para criar uma melhor vista sobre a água".
 
Finalmente o Jardim Pescador Olhanense, será um espaço multiusos, onde terá capacidade para responder a eventos entre eles o Festival do Marisco.
 
Outra novidade passa pela instalação de dois parques infantis, dois anfiteatros, qualificação dos espaços, espreguiçadeiras, destaque para a presença de aspectos globais da pesca, onde o coreto terá à sua volta calçada decorativa. 
 
O circuito de manutenção será mantido, já os equipamentos de ginástica ao ar livre, serão relocalizados para uma área próxima das árvores, por forma a aproveitar a sombra das mesmas. 
 
António Pina disse ao Algarve Primeiro que, “a nossa frente ribeirinha vai ser uma das melhores do Algarve nos próximos 20 anos".