Sociedade

Requalificação da Rua Carrera Viegas em São Brás de Alportel reforçou acessibilidade na vila

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
Terminada a obra de requalificação e acessibilidade da Rua Carrera Viegas, no âmbito da estratégia de requalificação urbana do município, o executivo municipal são-brasense fez no passado dia 15 de julho, a apresentação pública do resultado da intervenção.

PUB

Localizada no núcleo urbano de São Brás de Alportel, a autarquia diz em nota publicada, que a empreitada teve como finalidade reorganizar o espaço público e melhorar as condições de mobilidade, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, «promovendo uma ligação mais funcional entre dois pontos de grande utilização comunitária: o Jardim Carrera Viegas e o edifício do Centro de Saúde».

Durante a apresentação, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, referiu que esta rua amplia a vasta rede de passeios acessíveis da vila, que conta com cerca de 10km.

Destacou ainda a colocação de mais árvores e a instalação de iluminação eficiente (LED), bem como o facto de esta via fazer a ligação entre o Jardim e o Centro de Saúde, lembrando que o Jardim será intervencionado muito em breve.

Por sua vez, a Vice-presidente Marlene Guerreiro sublinhou que esta obra presta também tributo ao passado, ao homenagear e dar a conhecer à comunidade «um casal são-brasense altruísta, generoso e exemplar» referindo-se a Leonor Carrera Viegas e José Lourenço Carrera Viegas, que construíram e ofereceram o edifício equipado onde funcionou o Hospital de São Brás de Alportel, atual Centro de Saúde. Justamente para lhes prestar homenagem e para que a comunidade saiba a razão do nome da rua e do jardim, foi colocada a placa toponímica no início da Rua Carrera Viegas.

Na ocasião marcaram presença familiares do casal de beneméritos.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 147 mil euros, acrescidos de IVA, tendo o contrato sido assinado a 12 de fevereiro de 2025. Os trabalhos tiveram início a 18 de fevereiro, com um prazo de execução de 120 dias. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Sílvia Caiado.