Uma vez em abril, é tempo de olhar para a Semana Santa e perceber quais os planos dos portugueses para esta data. Além da vertente religiosa, os consumidores têm enorme vontade de viajar e desfrutar de refeições em família ou com amigos em restaurantes.
Neste sentido, a gastronomia ocupa um lugar primordial nos planos dos portugueses para a Páscoa, como é demonstrado pelos dados do TheFork, a app de reservas líder na Europa: as reservas online em restaurantes para esta semana estão a crescer 87% face a 2019, a última Páscoa celebrada antes da pandemia.
Nesta Semana Santa, os portugueses pretendem gastar uma média de 25€ por pessoa nas refeições efetuadas em restaurantes, sendo que quinta, sexta e sábado são os dias mais procurados e o jantar é o horário preferido. No caso específico da Madeira, esta distribuição altera-se ligeiramente, já que os dias preferidos são sexta, sábado e domingo.
Quanto às preferências gastronómicas dos clientes, a cozinha portuguesa é a eleita por 31% dos utilizadores que já fizeram reservas para este período, seguindo-se a cozinha de inspiração mediterrânica e europeia, com 19% e 7% respetivamente.
Os destinos por excelência para as férias da Páscoa são também aqueles que mais crescem em número de reservas para restaurantes através do TheFork quando comparados com os dados de 2019. O Funchal (+274%), Açores (+250%) e Distrito de Faro (+150%). Braga, a cidade com mais tradição pascoal do país, figura também no topo da lista, com um aumento de 171%, ao lado de Santarém, que registou um crescimento significativo de 157%. Da mesma forma, as duas maiores cidades do país também acompanham este incremento de reservas em relação a 2019, sendo que a capital regista mais 52% e o Porto mais 113%.
No Algarve, os três restaurantes com mais reservas são o
2 Passos na praia do Ancão, o
Al Quimia, espaço em Albufeira da responsabilidade do Chef Luís Mourão, e o
Brava, em Almancil.