Tendo por base os dados de um inquérito levado a cabo pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a reposição do IVA para 13% poderá ser um incentivo para a contratação de pessoal.
Segundo o mesmo estudo,"mais de dois terços das empresas de restauração e hotelaria portuguesas estão disponíveis para contratar mais trabalhadores com a reposição do IVA a 13%,".
O inquérito foi realizado no final de 2015 pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e envolveu cerca de 700 empresas um pouco por todo o país (norte, sul e ilhas).
O principal objetivo era perceber as implicações que o Programa de Ajustamento Económico e Financeiro teve no setor entre 2012 e 2015 e quais as principais medidas que poderiam ser tomadas com a reposição do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) a 13% no setor já este ano.
Em resposta, os profissionais do setor mostraram que, "Com a reposição do IVA nos serviços de alimentação e bebidas a 13% em 2016, 77% das empresas pretendem criar postos de trabalho".
Segundo o diretor de Departamento de Investigação, Planeamento e Estudos da AHRESP, Pedro Carvalho, "Entre 2012 e 2015, com o aumento brutal da carga fiscal, perto de 60% das empresas teve de dispensar trabalhadores".
O responsável pela AHRESP classifica esse período de "tempestade perfeita" para o setor.
Ao JN, Pedro Carvalho, adiantou que, "a reposição do IVA vai servir para que as empresas concretizem novos investimentos nos seus negócios", sendo que 79,3% dos inquiridos pretende apostar na remodelação do espaço e 40,8% em novos produtos.
"Complementarmente, a maioria dos inquiridos pretende também que, com esta reposição do IVA e alívio da carga fiscal, melhorar os salários e as condições de trabalho atuais" avançou o mesmo responsável citado pelo JN.