Ambiente

Restos de comida do Festival da Sardinha transformados em fertilizante 100% natural

 
Este ano, a EMARP - Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão marca presença no Festival da Sardinha e assume o compromisso, juntamente com o Município de Portimão, de apresentar aos visitantes um evento sustentável com uma edição mais amiga do ambiente.

Para a empresa, "com uma afluência de visitantes muito significativa, o primeiro dia do evento permite antever uma edição de grande sucesso". Pelo espaço dedicado à divulgação do projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Orgânicos passou a secretária de Estado do Mar e das Pescas, Teresa Coelho, assim como centenas de visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer o processo de recolha de restos de comida, verificar se constam na área piloto e, em caso afirmativo, levantar o seu balde de sete litros.
 
A campanha de divulgação da Recolha Seletiva de Orgânicos, desenvolvida sob o mote “Está na hora!”, integrada no movimento “Portimão Valoriza”, tem o objetivo de sensibilizar para a importância de reduzir os impactes ambientais, com destaque para a recolha dos restos de comida, que serão desviados do aterro e transformados em fertilizante natural.
 
A operação implementada no âmbito de candidatura aprovada pelo PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), abrange 13.836 alojamentos, o equivalente a 19.353 habitantes (35 por cento da população), arrancou junto dos restaurantes, escolas e instituições particulares de solidariedade social das freguesias de Portimão e Alvor e neste momento já se estendeu à população residencial, através da ativação de 144 contentores de proximidade.