Todos os representantes das Assembleias acordaram numa metodologia de troca de experiências.
No passado dia 29 de março reuniram-se em Loulé os Presidentes das Assembleias Municipais do Algarve, ou representantes, dos Municípios de Albufeira, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Sto. António, com o objetivo de analisarem um conjunto de opções políticas e de organização, no âmbito das suas competências como órgãos deliberativos dos respetivos Municípios.
A esta primeira reunião seguir-se-ão outras com carácter rotativo por todos os municípios, estando já agendada nova reunião no princípio de maio em Albufeira, informou a autarquia de Loulé, adiantando "que o aumento das competências das Autarquias Locais, no âmbito do anunciado processo de descentralização, vem reforçar a responsabilidade e o papel fiscalizador das Assembleias Municipais, devendo estas ser dotadas dos meios e de todos os instrumentos previstos na Lei, que permitam desempenhar com autonomia e eficácia as suas funções".
Todos os representantes das Assembleias acordaram numa metodologia de troca de experiências visando o aumento da intervenção destes órgãos, nos termos da Constituição e demais legislação aplicável, não só a nível de cada Município, mas também no quadro da Assembleia Intermunicipal da AMAL.