O Festival da Sardinha, promovido pelo Município de Portimão, lidera a lista dos 25 melhores eventos gastronómicos de verão na Europa, elaborada pelo site de viagens Big 7 Travel e agora divulgada, levando em consideração as sugestões do público, bem como as contribuições da própria equipa editorial.
Em comunicado, o Município revela que, de acordo com os responsáveis por esta
lista, para além da boa sardinha assada, de outros petiscos típicos e da animação, com relevo para a música ao vivo, o festival também permite aos visitantes conhecerem os costumes e tradições locais, nomeadamente através da reconstituição histórica da descarga da sardinha.
Na última edição antes da pandemia, realizada em 2019, o festival bateu recordes, atraindo à zona ribeirinha de Portimão cerca de 100 mil visitantes em cinco dias, o que esgotou em várias ocasiões a quantidade de sardinha disponível.
A edição deste ano terá lugar de 3 a 7 de agosto e será antecedida mais uma vez pela reconstituição da descarga de peixe, marcada para 2 de agosto.
Durante os cinco dias do evento, toda a zona ribeirinha, entre o Museu de Portimão e a antiga Lota, apresenta bons motivos de interesse para visitar o artesanato, a doçaria, muita animação de rua e música, com destaque para João Leote e Marisa Liz (dia 3); David Fonseca (dia 4); Bárbara Tinoco (dia 5); Wet Bed Gang (dia 6); e David Carreira (dia 7).