Em funções como presidente da Câmara Municipal de Aljezur desde 2018, após José Amarelinho ter abandonado o cargo por questões ligadas à justiça, José Manuel Gonçalves, candidatou-se e venceu as eleições autárquicas de 26 de setembro, com 44,69% dos votos.
O autarca falou ao Algarve Primeiro sobre os planos para este mandato. Dentro das várias áreas de aposta, destacou a habitação, com a «procura de soluções para uma habitação acessível», estando em fase de conclusão a Estratégia Local de Habitação, que será aprovada em breve. Com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ‘à porta’, onde se fala «que vai haver muitos milhões», quer que o concelho «esteja capacitado para dar resposta às necessidades existentes».
Foram temas de conversa questões relacionadas com o ordenamento do território, que José Manuel Gonçalves considera «fundamentais e que dependem muito de algumas alterações que se tem de verificar no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que é também uma das matérias que temos de ‘dar corda ao sapato’». No mesmo âmbito, destacou as revisões do plano do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e do Plano da Orla Costeira (POC).
A nível da saúde, o principal problema é a carência de médicos de família, estando o município a trabalhar para o aumento de profissionais, havendo inclusive conversações com o secretário de estado. «Faremos tudo o que está ao nosso alcance», salienta, cuja gestão «obriga-nos a algum esforço, nomeadamente encontrar habitação para estes profissionais».
O turismo, apesar da pandemia, não parou. Inclusive, a nível de população, «tem havido um acréscimo, que traz mais desafios».
Referiu também a educação, a cultura, o turismo, o desporto e bem-estar, áreas que devem ter por base o desenvolvimento sustentável. Deixou a ressalva de que «as alterações climáticas serão um dos grandes desafios para o futuro».
A distribuição de várias competências do poder central para as autarquias em março, requer especial atenção, sendo preciso «estar preparado para que se possa responder de uma maneira assertiva e positiva».
Sobre o futuro, descreve Aljezur como um «território fantástico, com gente maravilhosa», afirmando que é preciso criar mais e melhores condições, e preservá-lo e mantê-lo para as gerações vindouras. «Não é uma luta fácil, sendo preciso continuar a responder às exigências que a Administração Pública Local pede e nos colocam todos os dias». Espera que daqui a quatros anos «tenham sido resolvidas algumas questões pesadas que temos em cima da mesa, havendo mais e melhores condições para quem cá vive».
Aos munícipes, pede a colaboração, «que não fiquem para trás, e quando efetivamente existirem matérias que mexem com o concelho e quando são chamados, que participem, que se envolvam, a vida autárquica é fantástica e é aquela que mais mexe com as pessoas diretamente». Diz ser crente no município e nas pessoas da terra, e que «em conjunto conseguiremos enfrentar os problemas».
«Aljezur é daqueles concelhos que se gosta de viver e cada vez sentimos mais isso, apesar de todos os constrangimentos e dificuldades, as pessoas querem viver aqui», concluiu.
A tomada de posse de José Manuel Gonçalves teve lugar no passado dia 16 de outubro.