Sociedade

“Revitalizar Monchique” arranca em maio com voluntariado na Via Algarviana

 
No próximo dia 3 de maio, sexta-feira, pelas 08h30, será promovida uma ação de voluntariado para recuperação da sinalização da Via Algarviana no concelho de Monchique.

 
A intervenção irá decorrer entre Picota e Foz dos Barreiros, que compreende os primeiros 12 quilómetros a serem recuperados no setor 10 da
Via Algarviana, afetados pelo incêndio que deflagrou naquela zona e que se estendeu até ao concelho de Silves, no Verão passado.
 
Segundo a Associação Almargem, promotora desta atividade que consistirá na pintura de marcas, o objetivo é envolver a população nesta recuperação, por questões logísticas, até ao limite de 25 voluntários. 
 
Os interessados em participar podem fazê-lo mediante inscrição prévia, através de formulário disponível no sítio da Via Algarviana (www.viaalgarviana.org), ou solicitar mais informações para o e-mail csantos@almargem.org.
 
Esta ação de voluntariado assinala assim o arranque do projeto “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador”, resultante de uma parceria com a Região de Turismo do Algarve, a Associação de Turismo do Algarve, a Associação Almargem e o Município de Monchique.
 
O protocolo assinado entre as várias entidades no início deste ano, e apoiado com um financiamento total de 479.840 euros, do Turismo de Portugal, ao abrigo do programa RegFin, beneficiará o projeto “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” que tem como objetivo fortalecer a atratividade turística de Monchique ao nível do turismo de natureza, cultural e criativo após o incêndio de 2018, reforçando a sua oferta em termos de percursos pedestres e experiências criativas, envolvendo os agentes locais e valorizando os recursos endógenos, segundo explica a mesma associação.