No dia 12 de abril, os monumentos megalíticos de Alcalar serão palco de mais uma recriação “Um dia na pré-história”, que oferece aos visitantes a oportunidade de fazerem uma viajem no tempo, até à comunidade que vivia há cinco mil anos naquele povoado.
Esta atividade, promovida pelo Museu de Portimão e Direção Regional de Cultura do Algarve, será dinamizada através de ateliês onde os participantes poderão experimentar diversas atividades da época, como a caça, a tecelagem, a cerâmica, a ceifa, a moagem, o fabrico do pão, de objetos e utensílios, havendo ainda a possibilidade de cozerem cerâmica, entre outras experiências.
Ao longo da recriação, integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, os visitantes serão convidados a incorporar o espirito da pré-história através do uso de vestuário e adereços, podendo participar nas encenações de práticas do dia-a-dia daquela época, ao mesmo tempo que conhecerão as construções dos monumentos funerários a como os pré-históricos de Alcalar exploravam o território e seus recursos naturais, através das visitas orientadas por arqueólogos.
A edição deste ano, terá uma novidade e um convidado especial que, recorrendo a uma oficina de arqueologia experimental, irá exemplificar o talhe de pedra, produção de ferramentas, fogo, cola e corda, assim como outras técnicas comuns há cerca de cinco mil anos.
A iniciativa tem entrada livre e decorre entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 16h30 do próximo sábado, podendo ser solicitadas informações complementares pelos telefones 282 405 230/ 282 471 410 ou e-mail:
[email protected].