Cultura

“Revolução de Abril em Cartazes Históricos” é tema de exposição em Albufeira

 
A partir do próximo dia 3 de abril, Albufeira recebe a exposição “Revolução de Abril em Cartazes Históricos”, uma mostra de 25 cartazes elaborados após o 25 de Abril.

Trata-se de um espólio cedido pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães, que pode ser apreciado no Arquivo Histórico de Albufeira, na Rua João Bailote, até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. 
 
Segundo define o município de Albufeira, em nota divulgada, os cartazes fazem parte da história do 25 de Abril. "Neste período as paredes das cidades, um pouco por todo o País, foram invadidas por cartazes, de várias cores, formas e texturas, com mensagens políticas e palavras de ordem que marcaram a rutura com os tempos de censura e de ditadura. Os cartazes transformaram-se, assim, numa das mais poderosas ferramentas de comunicação às massas".
 
"Refira-se que na época, o cartaz suscitou a adesão de diversos artistas como Vieira da Silva, João Abel Manta, Vespeira, entre outros artistas plásticos, no entanto, há medida que os partidos políticos foram ganhando força, a sua participação ficou cada vez mais reduzida e os cartazes transformaram-se no principal veículo de propaganda, comunicação e informação política", adianta a mesma fonte.
 
As visitas carecem de marcação prévia para o seguinte email: arquivo.historico@cm-albufeira.pt ou para o telefone: 289 599 638