Sociedade

RIAS vê aprovado mais um financiamento do Fundo Ambiental para melhorar instalações

 
À semelhança de 2021, o Fundo Ambiental abriu este ano candidaturas para centros de recuperação de fauna selvagem em duas áreas - gestão e obras de requalificação, tendo a candidatura para requalificação do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa - RIAS sido aprovada.

O Fundo Ambiental é um apoio que financia entidades, atividades ou projetos que visem contribuir para a conservação da Natureza em todas as suas vertentes (alterações climáticas, recursos hídricos, resíduos e conservação da  biodiversidade).
 
Deste modo, este centro de recuperação - o único no Algarve e Baixo Alentejo - irá receber cerca de 50 mil euros que serão aplicados em obras de requalificação de várias instalações.
 
Em 2021, o RIAS adianta em comunicado, que foram realizadas obras que mudaram de forma significativa as condições de trabalho da equipa e dos mais de 3.000 animais que recebe anualmente. Com o novo investimento, será revista toda a instalação elétrica do centro, a alteração do sistema luminoso, a substituição da rede do teto de instalações exteriores, instalação de vários equipamentos de ar condicionado, criação de uma zona de lavandaria exterior e uma estrutura de apoio para armazenamento de materiais além da melhoria das condições de recuperação para mamíferos e répteis.
 
Intervenções que segundo o RIAS já estão a decorrer, prevendo-se a sua finalização nos próximos meses.