S. Brás de Alportel

Ricardo J. Martins

 
Natural de São Brás de Alportel, Ricardo J. Martins, é um multi-instrumentista que despertou, de forma autodidata, para as sonoridades da viola aos 14 anos. A paixão pela guitarra portuguesa viria a ditar a sua carreira enquanto mestre deste emblemático instrumento com presença imperiosa no fado.

O seu talento não passou despercebido desde muita tenra idade e já em 2008, Ricardo J. Martins foi distinguido com o Prémio Juventude do Município de São Brás de Alportel, na categoria “Música”.
 
Em 2014, lançou o seu primeiro trabalho discográfico que intitulou “Ricardo J. Martins”. Tem vindo a ser convidado a atuar nos mais diversos palcos do mundo na companhia de grandes nomes do teatro e da literatura.
 
Em 2018 recebeu o prémio para Melhor Música Instrumental pelo International Portuguese Music Awards com o tema “Corre Corre Corridinho”.
 
Em 2021, volta novamente aos palcos para dar a conhecer o seu novo álbum de originais “Escapismo” numa combinação de temas e sonoridades que espelham a sua dimensão artística.
 
Ricardo J. Martins já apresentou a sua música, além de Portugal, em Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Luxemburgo, Sérvia, Ucrânia, Índia, China, Cabo Verde, Quénia, Estados Unidos da América, Canadá e Venezuela.
 
Nota publicada em Agosto de 2021
 
(+) S. Brás de Alportel

Filipe Marques

Gabriel Martins

Octávio Lourenço

Miguel Caiado

Neuza Dias