Castro Marim

Ricardo Mestre

 
Um nome bem conhecido do público a partir das suas presenças no ciclismo.

 
Natural da Cortelha, concelho de Castro Marim, Ricardo Mestre nasceu a 11 de Setembro de 1983, é um ciclista português que correu pela equipa Prio-Tavira e que alcançou o topo na Volta a Portugal de 2011 arrecadando o primeiro lugar na prova mais notável do país. 
 
Acerca do seu percurso, Ricardo Mestre começou a sua carreira enquanto ciclista profissional sénior na equipa Duja-Tavira em 2006.
 
Os seus sucessos começaram logo em 2006, quando ganhou uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta e foi 2º nos Campeonatos Nacionais de Estrada de Portugal. Quatro anos mais tarde, em 2010, Ricardo Mestre conseguiu o honroso segundo lugar à geral na Volta à Bulgária, vencendo pelo meio uma etapa. 
 
Já em 2011, se previa que Ricardo Mestre conseguisse acrescentar vitórias à sua carreira, pois ganhou troféus no GP Joaquim Agostinho (em etapa e na classificação geral) e conseguiu uma vitória e um segundo lugar na edição de 2011 da Volta a Portugal pela (Tavira-Prio).
 
Ricardo Mestre alcançou aos 27 anos a vitória mais importante da sua carreira e sucedeu no historial de vencedores da prova ao espanhol David Blanco, seu antigo companheiro de equipa, que triunfou na Volta em quatro ocasiões. 
 
Segundo algarvio a vencer a Volta a Portugal, depois de José Martins em 1946 e 1947, Mestre levou a camisola amarela desde a Guarda até Lisboa, para terminar com 1.31 minutos de avanço sobre o companheiro de equipa André Cardoso e 2.24 sobre Rui Sousa (Barbot-Efapel)”. 
 
Ao longo da sua carreira, Ricardo Mestre ficou também associado à seguinte lista de Palmarés: 
 
2006- Campeonato Nacional de Estrada de Portugal - Volta a Portugal Vencedor da 6ª etapa, entre Santo Tirso e Fafe 
 
2007- Volta a Portugal 13º classificado final, 2008-GP Internacional Paredes Rota dos Móveis 4º classificado final, Volta a Portugal 17º classificado final, 2010- Volta à Bulgária 2º classificado final, 2011- Vencedor da Volta a Portugal. 
 
Em 2012, sofreu quatro quedas na Volta a Portugal, tendo desistido. Um ano depois foi contratado pela equipa espanhola da World Tour, a Euskaltel-Euskadi.