O Cine-Teatro Louletano assinala o dia da Revolução dos Cravos com um espetáculo evocativo de José Afonso.
Na véspera do feriado, a 24 de abril, terça-feira, pelas 21h30, o fadista Ricardo Ribeiro – um dos mais versáteis intérpretes portugueses do panorama musical nacional – canta José Afonso num formato em absoluta estreia a sul do país, revisitando temas mais conhecidos mas também outras canções singulares do repertório afonsino.
Conforme revela nota de imprensa da autarquia, após o convite, pelo Centro Cultural de Belém, para o ciclo “Carta Branca” – que tem desafiado músicos lusófonos a apresentarem parcerias e espetáculos inéditos –, Ricardo Ribeiro escolheu o pianista Filipe Raposo, com quem nunca tinha trabalhado, para a direção musical e a condução dos arranjos do espetáculo “Ricardo Ribeiro canta José Afonso”.
Além de músicos de prestígio no panorama nacional, Filipe Raposo e Ricardo Ribeiro têm em comum o apreço pela música de José Afonso. Raposo tem inclusive colaborado com alguns dos antigos parceiros de José Afonso, como Fausto Bordalo Dias e José Mário Branco.
José Afonso é um dos maiores senão mesmo o maior cantor de intervenção, mas a sua obra não é apenas política, o seu legado é muito mais vasto e profundo. E é precisamente um tributo a Zeca o que poderemos esperar deste “Ricardo Ribeiro canta José Afonso”, todo um legado revisitado e adaptado segundo a direção musical e a condução dos arranjos por Filipe Raposo, acompanhado por um elenco de luxo composto pelo guitarrista Mário Delgado, pelo saxofonista Ricardo Toscano, pelo contrabaixista António Quintino e pelo percussionista Jarrod Cagwin, acrescenta a mesma nota da edilidade.
O concerto com a duração de 90 minutos dirige-se a maiores de 6 anos, tendo o bilhete um custo associado por pessoa de 12 euros, passando para 10 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos (Cartão de Amigo aplicável).