Portimão

Rita Ceríaco Pereira

 
A jovem arquiteta, Rita Ceríaco Pereira, natural de Portimão, foi premiada com menção honrosa no concurso Archiprix Portugal.

 
Segundo refere nota da aluna premiada "o Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista – Archiprix Portugal – é atribuído aos melhores trabalhos de mestrado apresentados nas universidades e instituições de ensino superiores e nacionais".
 
Em cada edição é distinguido um único vencedor e até dez menções honrosas, destacando-se assim o conjunto de trabalhos que melhor reflete a excelência do ensino nas faculdades portuguesas, em reconhecimento do mérito de alunos, orientadores e instituições.
 
A 19 de maio de 2018, na Casa da Arquitectura em Matosinhos, o júri composto pelos arquitetos Alejandro Hermida, Domingos Lopes, Paula Santos, Mário Sua Kay, Marta Labastida, Miguel Amado e Pedro Frade elegeu um vencedor e sete menções honrosas, dos projetos que passaram à fase de finalistas, numa seleção inicial de dezenas de trabalhos concorrentes. 
 
Da autoria de Rita Ceríaco Pereira, formada pela Escola de Artes da Universidade de Évora e com orientação do arquiteto João Barros Matos, a dissertação "Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão: património, passado e futuro" foi a vencedora de uma menção honrosa.
 
A proposta para o Convento de Nossa Senhora da Esperança, também conhecido por Convento de São Francisco, nas palavras da jovem arquiteta é "o diálogo entre o edifício existente e a nova construção. Uma intervenção que procura a valorização e revitalização do património esquecido e, em simultâneo, da cidade, tendo em conta as características do lugar. É proposta uma estratégia urbana cuja intervenção no edifício e na sua área envolvente permite ao lugar uma função polivalente associada ao espaço público, que oferece um novo espaço para a cidade e para o quotidiano da população portimonense." 
(+) Portimão

João Pinto

Rafael Pacheco

Mariana Pinto

Daniel Marreiros

Luís Costa