Faro

Robert Viola

 
Um contingente português de 146 militares, na sua maioria fuzileiros da Marinha, participou em 2021 e pela terceira vez, numa missão da NATO na Lituânia.

Os militares da Marinha partiram dia 1 de junho de 2021 do aeródromo de Figo Maduro, rumo à missão de três meses, indicou comunicado da Marinha Portuguesa.
 
De acordo com o documento emitido, esta força, constituída por 140 fuzileiros e seis mergulhadores, foi comandada pelo capitão-tenente Robert Meijburg Viola, de 39 anos.
 
Natural de Faro, Robert Viola disse “garantir uma presença nacional credível deixando uma imagem de profissionalismo e credibilidade dos Fuzileiros, da Marinha e das Forças Armadas Portuguesas em contexto internacional".
 
Na cidade algarvia, de onde saiu com 19 anos, o Comandante Viola frequentou a Escola Básica Dom Afonso III e a Escola Secundária João de Deus. Durante este percurso praticou futebol, no Sporting Clube Farense, e atletismo em diversos outros clubes, tais como na Penha e Conceição de Faro.
 
Com uma infância muito ligada ao mar, sendo uma pessoa aventureira e que gosta de desafios, viu nos Fuzileiros uma oportunidade para “ligar o gosto pelo mar" com as suas características e personalidade, tendo entrado na Escola Naval em 2001.
 
Para o Capitão-tenente, ser Fuzileiro é “pertencer a um grupo restrito de pessoas que são únicas no que fazem, não só pelas suas características anfíbias, mas pela sua versatilidade de se adaptarem a qualquer tarefa que lhes é exigida, com um sentimento de persistência e de nunca desistir ao primeiro obstáculo". 
 
(+) Faro

Joana Santos

João de Brito

Rita Salazar

Carlota Sério

Gonçalo Pescada