Economia

Rogério Bacalhau regressou de uma visita oficial à região chinesa de Hainan

Uma comitiva liderada pelo Presidente da Câmara de Faro, regressou este sábado de uma visita oficial à região chinesa de Hainan, para participar em três importantes eventos com municípios, ONG’s e empresários de todo o Mundo.

PUB
 
Realizado entre os dias 25 e 27 de Novembro, o I Encontro de Cidades Geminadas com Haikou, permitiu ao Presidente da Câmara fazer uma intervenção, entre os seus 16 pares de todo o Mundo, lembrando a existência de laços ancestrais de amizade entre Portugal e China e dando a conhecer as elevadas potencialidades do concelho. 
 
Haikou e Faro estabeleceram um acordo de geminação em 2008, que tem vindo a ser revitalizado ao longo deste ano de 2014. 
 
Neste novo encontro ficou acordado, entre as autoridades de ambas as cidades, desenvolver um conjunto de programas que permitam a retirada de proveitos concretos para já num futuro muito próximo. 
 
Desde logo, está em preparação uma iniciativa de intercâmbio de estudantes entre alunos do ensino secundário que se espera venha a resultar num entendimento mais vasto que venha a envolver as academias de Faro e Hainan.
 
Paralelamente, teve lugar o Conselho Mundial da UCLG (Rede Mundial de Cidades e Governos Locais e Regionais, com sede em Barcelona), em cujas reuniões Faro foi participando, para debater as questões-chave que vão definir a agenda global para os líderes locais e regionais no ano que vem: igualdade de género, prevenção contra desastres naturais e financiamento para o desenvolvimento. 
 
Considerada a reunião magna do poder local, este Conselho Mundial é um evento de abrangência global, tendo contado com cerca de 400 representantes das autoridades locais e regionais e os seus parceiros de 49 países.
 
Durante a estadia houve ainda ocasião para um encontro entre empresários onde a Câmara de Comércio de Haikou apresentou as áreas em que os empresários da cidade estão ativos: turismo, habitação e investigação científica.
 
Foi depois tempo de conhecer alguns empresários e empreendedores locais, dando-lhes a oportunidade de, através das apresentações e contactos efetuados pelos empresários da comitiva farense, tomar contacto com as oportunidades de investimento que existem no concelho. 
 
No regresso ao Algarve, o Município faz um balanço "extremamente positivo" desta deslocação, que representou uma aposta na promoção turística e imobiliária. 
 
Ao mesmo tempo, permitiu “passar à prática” os laços existentes com a cidade-irmã de Haikou tornando ainda possível o estabelecimento de promissores contactos com representantes do poder municipal de todos os cinco continentes.