Economia

Rogério Bacalhau espera que construção da nova ponte da Praia de Faro arranque ainda este ano

 
Foram necessários quatro concursos para que o projeto de construção da nova ponta da Praia de Faro avançasse. Depois dos três primeiros concursos não terem tido qualquer adesão, à quarta foi de vez, num concurso público internacional, com quatro empresas a demonstrarem interesse.

Contactado hoje, pelo Algarve Primeiro, o autarca adiantou que a expetativa é de que a empreitada possa ser iniciada ainda em 2021, com a duração de ano e meio, sendo que “o ideal seria estar concluída no verão de 2023”. Sobre o investimento, falou de um valor a rondar os cinco milhões de euros, com a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, S.A., a comparticipar com cerca de um milhão e meio de euros.
 
A nova ponte vai assim substituir a atual, cujos custos de demolição e remoção serão suportados pela autarquia. Após a construção e entrada em funcionamento da nova estrutura, esta terá uma distância de cerca de 180 metros, com um tabuleiro de 11 metros de largura. O novo tabuleiro permitirá igualmente o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro, contemplando ainda dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a circulação pedonal e ciclável.