Desporto

Rosa Mota recebeu a "Chave de Honra da Cidade de Faro"

 
 
 
Isaac Nadir - Atleta do Ano (masculinos)
Isaac Nadir - Atleta do Ano (masculinos)  
Diana Madeira - Atleta do Ano (femininos)
Diana Madeira - Atleta do Ano (femininos)  
Fábio Henriques e Rita Ramires (Figura Desportiva de 2018)
Fábio Henriques e Rita Ramires (Figura Desportiva de 2018)  
Joana Santos (Desporto Adaptado)
Joana Santos (Desporto Adaptado)  
Augusto Domingos (Homenagem-Carreira)
Augusto Domingos (Homenagem-Carreira)  
Atletas distinguidos
Atletas distinguidos  
 
A grande referência do atletismo português Rosa Mota, foi ontem homenageada pela autarquia com a atribuição da "Chave de Honra da Cidade de Faro" durante a Gala do Desporto do Município, que teve lugar no Teatro das Figuras.

 
Além do executivo autárquico e vereação esteve também presente Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ.
 
Com um programa preenchido entre distinções, música e dança, atuaram em palco a Academia de Dança do Algarve, Urban Expression e o Clube de Danças João de Deus.
 
Além da atribuição da "Chave de Honra da Cidade de Faro" a Rosa Mota, foram atribuídos prémios de Mérito do Desporto Escolar, prémios de Mérito Desportivo regional, nacional e internacional, distinções nas categorias de "Associação Desportiva / Equipa / Dirigente / Treinador", ainda aos atletas do ano, atleta revelação, desporto adaptado e finalmente à figura desportiva na categoria "Homenagem-Carreira".
 
Entre os muitos desportistas que pisaram o palco o destaque foi para os "Atletas do Ano", Isaac Nader do Sport Lisboa e Benfica, natural de Faro e Diana Madeira do Clube Desportivo de Combate da Conceição de Faro, que receberam os galardões nas categorias masculino e feminino, respetivamente.
 
Para "Atleta Revelação" a escolha recaiu em João Graça do Clube de Ténis de Tavira e, no "Desporto Adaptado" o destaque foi para Joana Santos do Judo Clube do Algarve.
 
A "Figura Desportiva" de 2018, coube ao par Fábio Henriques e Rita Ramires do Clube de Danças de João de Deus. Por último foi homenageado Augusto Domingos, fundador do Gimnofaro Ginásio Clube, com o prémio "Homenagem Carreira".
 
No final da cerimónia o Algarve Primeiro falou Rogério Bacalhau que disse ter sido fácil atribuir a "Chave de Honra da Cidade" a Rosa Mota,«por se tratar de uma grande atleta, de uma mulher muito humana e de uma pessoa que costuma estar presente em muitas iniciativas da cidade, ainda recentemente foi a madrinha oficial da terceira edição da Meia Maratona Água de Faro que se realizou no final de março».
 
O edil sublinhou que, «esta chave é atribuída a pessoas que cá estejam de visita, mas que tenham dado um contributo relevante na sua área. É nesse sentido que surge esta distinção a Rosa Mota e, certamente que, no futuro, teremos muitas outras personalidades a merecerem esta chave».
 
Para Rogério Bacalhau, «a retoma desta Gala do Desporto é uma oportunidade de distinguir quem mais se evidenciou no concelho e, ao mesmo tempo, enaltecer um atleta de dimensão para apresentar como inspiração e modelo para aqueles que foram hoje homenageados».
 
Ao nosso jornal, o responsável autárquico reforçou a convicção de continuar a prestar cada vez mais apoio aos atletas do concelho, «começámos há dois anos a fazer alguma recuperação dos equipamentos desportivos. Até há 4 anos, não sentíamos muito essa necessidade, mas o facto de termos passado de 5000 para 8500 atletas federados e, estes são aqueles que estão em competição, já que temos de incluir muitos outros que praticam desporto no concelho sem estarem em competição, fez com que houvesse uma maior necessidade de reforçar o investimento nesta área».
 
Neste momento, «sentimos uma enorme pressão sobre os nossos equipamentos dada a idade avançada de muito desse material. Já este ano, vamos mudar o relvado da Penha, e da Escola Neves Júnior, vamos começar a intervir nas Piscinas que têm 30 anos e que estão muito pressionadas. Ao mesmo tempo, estamos a estudar a possibilidade de construção de novos equipamentos, isto porque sentimos que a população assim o exige, devido à prática desportiva que, felizmente aumentou muito no concelho».
 
Ficou também garantido que nos próximos anos, o desporto será uma prioridade.«Neste momento, vamos tentar dar as melhores condições com aquilo que temos e, ao mesmo tempo, estamos a trabalhar no sentido de criar soluções para a construção de novos equipamentos, mas não serão certamente de forma imediata, pelo que temos de assegurar como prioridade a melhoria do que temos».
 
O autarca recordou ainda o apoio que tem sido dado por parte da autarquia ao associativismo, «este ano vamos ter seguramente um apoio mais forte que aquele que tivemos no ano passado. Os clubes têm todos eles uma sustentabilidade de funcionamento, pelo que não precisam do município para desenvolverem a sua atividade, ainda assim, este apoio da autarquia permite uma melhoria dessas condições de funcionamento. E, isso tem vindo a acontecer com a remodelação de instalações dos clubes, com a aquisição de equipamentos desportivos, carrinhas e outro tipo de material. O apoio da autarquia permite aos clubes passar de um patamar 'normal', para um nível de excelência como se pretende».         
 
Rosa Mota diz-se amiga de Faro e dos Algarvios, na hora de receber a "Chave de Honra da Cidade", prometeu estar presente no Grande Prémios dos Reis (c/áudio).