Sociedade

‘Rota dos Mercados’ revitaliza economia local em Quarteira

Dinamizar a economia local através dos mercados tradicionais é o objetivo do projeto ‘Rota dos Mercados’, lançado pela Junta de Freguesia de Quarteira.

PUB
 
Assim e de acordo com nota da Junta de Freguesia, residentes e visitantes terão a oportunidade de se deslocarem de autocarro, uma vez por semana, a três espaços emblemáticos da cidade, para fazerem compras ou apenas visitas turísticas.
 
O circuito terá início já na próxima 4ª-feira, dia 13 de março, e funcionará todas as semanas, sempre à quarta-feira, entre as 09h30 e as 12h30, em regime gratuito.
 
O autocarro fará três paragens, nomeadamente no Mercado da Roupa (conhecido por ‘Gypsy Market’) na Fonte Santa, no Largo dos Mercados (onde se localizam os Mercados da Fruta e do Peixe, com ida a pé até ao Mercado de Produtores de Frutas e Legumes) e no calçadão, onde os ‘excursionistas’ serão convidados a apreciar a praia e a visitar os espaços comerciais e de restauração localizados nesta zona da cidade.
 
“Os mercados e toda a vida envolvente à sua atividade são elementos muito fortes na identidade da nossa Freguesia, por isso há que criar estratégias próprias para este setor, garantindo a sua preservação”, refere o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, observando que, dessa forma, é possível “garantir também a continuidade de muitas profissões associadas às atividades que se desenvolvem nos mercados”.
 
A ‘Rota dos Mercados’, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, estará em vigor durante todo o ano e permitirá, não só revitalizar alguns espaços de venda ambulante como o outrora famoso ‘Gypsy Market’, como facilitar a deslocação de cidadãos sem transporte próprio aos mercados mais afastados das suas zonas de residência, destaca a mesma nota enviada à comunicação social.
 
“Desta forma estamos a apoiar, não apenas as famílias que dependem da existência dos mercados estimulando a sua continuidade, mas também a população com mais dificuldade de acesso a estes espaços de venda”, observa o autarca, para salientar a importância dos mercados tradicionais no setor turístico.