A iniciativa prevê a contratação temporária de jovens com mais de 16 anos que se encontram ainda a estudar, mas que procuram enriquecer as suas experiências e adquirir novos conhecimentos para a transição para a vida profissional ativa.
A Região de Turismo do Algarve apresenta assim, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, esta medida de apoio aos jovens de forma a promover oportunidades de emprego para estudantes em período de férias escolares e, em simultâneo, criar novas dinâmicas e sinergias no mercado de trabalho no setor turístico.
Para a sua execução, as empresas empregadoras poderão contactar diretamente as escolas, centros de formação profissional e universidades ou anunciar as oportunidades através das suas plataformas de comunicação próprias, dos meios de comunicação social e de plataformas eletrónicas. Os jovens que pretendam trabalhar no período de férias escolares poderão proativamente efetuar a sua inscrição junto das empresas, nos seus sites, ou através de qualquer das plataformas de emprego existentes.
Conforme realça a RTA em nota enviada à imprensa, esta medida de apoio ao emprego remunerado acautela a garantia de direito a benefícios atribuídos pela Segurança Social, designadamente o abono de família e bolsa de estudo, não inibindo as entidades empregadoras de propor um estágio profissional, apoiado pelo IEFP, e não prejudicando a elegibilidade dos candidatos a emprego à Medida Contrato-Emprego, dentro dos termos previstos.
Para o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, «esta iniciativa é reflexo de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em conjunto com o IEFP Algarve, bem como com diversas entidades a operar no setor, e vem reforçar a resposta em termos de recursos humanos em épocas de maior afluência turística na região». O responsável da RTA acrescenta que a medida «é também importante por promover momentos de aprendizagem e de contacto dos jovens com um setor de oportunidades, dinâmico e de futuro».