Sociedade

RTA lamenta desaparecimento de um dos “pais” do turismo algarvio

O presidente da Região de Turismo do Algarve lamenta "profundamente" a morte de John Benedict Stilwell, no sábado, dia 10, aos 92 anos, considerado um dos “pais” do turismo algarvio, enviando sentidas condolências à família enlutada.

PUB
 
Nota da RTA adianta que John Stilwell foi galardoado com a medalha de mérito turístico de grau ouro da RTA em 2004 e ficará para sempre ligado ao Hotel e Campo de Golfe da Penina, em Alvor, Portimão, um dos primeiros empreendimentos na Europa a integrar hotelaria, golfe e imobiliária turística, que celebrou recentemente as bodas de ouro.
 
«O Algarve deve-lhe um agradecimento eterno por ter ousado sonhar a construção do primeiro hotel cinco estrelas e do primeiro campo de golfe da região, sem os quais talvez não fossemos hoje um destino turístico de excelência reconhecida internacionalmente para a prática da modalidade», refere Desidério Silva.
 
«Os últimos 50 anos do turismo algarvio foram moldados, também, pela visão arrojada e inovadora de John Stilwell na hotelaria de luxo, no golfe e imobiliária turística, onde foi pioneiro», conclui o presidente da RTA.
 
Ao longo das últimas cinco décadas ficaram conhecidas diversas estórias de personalidades da aristocracia, da música, do cinema ou do desporto que visitaram o Hotel da Penina e o seu campo de golfe desenhado por Sir Henry Cotton.
 
Agora, o Algarve despede-se do seu fundador com resultados históricos na hotelaria oficial – 19 milhões de dormidas anuais, das quais 15 milhões realizadas por turistas estrangeiros – e nas voltas de golfe – mais de 1,3 milhões de voltas por ano.
 
O funeral de John Stilwell realizou-se esta segunda-feira, pelas 15h00, na igreja de Santo André, na Penina.