Sociedade

RUA FM faz 19 anos com nova programação e novo site

Foto|D.R (Carlos Costa)
Foto|D.R (Carlos Costa)  
A RUA FM, Rádio Universitária do Algarve, celebra no dia 28 de novembro o 19º aniversário com o lançamento de uma programação regular renovada e um novo site oficial, entre outras novidades.

O aniversário é celebrado com uma festa com entrada livre, este sábado dia 27 novembro às 22h00, na sala multiusos da Associação Recreativa e Cultural os Músicos (ARCM), um evento integrado no Festival SIGA.
 
De acordo com nota da Universidade do Algarve, a nova grelha regular da RUA FM entrará em emissão no dia 1 de dezembro, mantendo a aposta na música, na cultura emergente e na informação. A época natalícia também estará presente na emissão, com jingles e separadores alusivos ao natal e músicas desta época festiva a cada sinal horário, em diferentes versões mais ou menos peculiares. 
 
No decorrer do mês de dezembro será apresentado o novo site oficial da RUA FM, com outro design, diferentes funcionalidades, também ao nível do soundcloud com novos conteúdos nas áreas do entretenimento e da informação.
 
Outra novidade será disponibilizar um contacto WhatsApp para que os ouvintes possam gravar mensagens, responder a perguntas ou a concursos, para passar posteriormente na emissão e promover maior dinâmica e interação.
 
O objetivo é continuar a envolver o universo académico e a comunidade, participar na valorização e no crescimento de ambos, crescer simultaneamente, e ao mesmo tempo ser uma alternativa regional às rádios nacionais.
 
Ao longo último ano a RUA FM viu a equipa renovada, com a entrada de Alexandre Moura (jornalista com mais de 20 anos de experiência em vários órgãos de comunicação nacionais na área da televisão e imprensa escrita) para o cargo de coordenador de programas e informação, em novembro do ano passado, juntamente com a entrada de Susana Monteiro no início do último verão. Atualmente composta por dois elementos a tempo inteiro, a partir de dezembro a equipa será reforçada com a entrada de Pedro Figueiras, todos ex-alunos da Universidade do Algarve, licenciados em Ciências da Comunicação na ESEC.
 
Um ano depois de ter assumido a coordenação, Alexandre Moura destaca o empenho e o trabalho realizado durante um ano atípico e que resultou numa maior oferta de serviços, enquanto Associação Radio Universitária do Algarve, na área do vídeo ou da comunicação que permitiu reunir mais recursos para reforçar a equipa permanente da RUA FM.
 
"Enquanto associação vamos continuar a desenvolver projetos na área do vídeo e da comunicação ao nível externo, de forma a fortalecer os recursos da nossa rádio que é a alma deste projeto", refere o coordenador, que destaca também o trabalho desenvolvido "no fortalecimento ao nível de parcerias e protocolos com as instituições da região, como por exemplo com o IPDJ, que foi estabelecido pela primeira vez um protocolo, que resultou em diversas parcerias e apoios diretos aos jovens estudantes da UAlg que colaboram connosco".
 
Para alem da equipa permanente, a RUA FM conta com cerca de 40 voluntários que participam e colaboram nos vários momentos que compõem a grelha de programação, nas diferentes emissões diárias, em rubricas ou programas de autor. Um número que parece continuar a aumentar.
 
"Neste início de ano letivo estamos a registar uma afluência de alunos acima da média e em número recorde, neste momento estamos em fase de formação e alguns já se estrearam em novembro. É uma enorme satisfação vê-los crescer, até porque somos uma rádio laboratório, não descurando a qualidade do trabalho final que pretendemos apresentar aos nossos ouvintes", salienta.