Para a edição deste ano procura-se realçar a importância das etapas de desenvolvimento dos bebés.
Realiza-se, de 6 a 11 de junho de 2016, a 8ª Semana do Bebé de Olhão, organizada pela Administração Regional de Saúde do Algarve, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Olhão – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ do ACES Central, em conjunto com a Câmara Municipal de Olhão, através da Rede Social, contando com a presença do padrinho da Semana, o piloto Rúben Faria.
Para a edição deste ano procura-se realçar a importância das etapas de desenvolvimento dos bebés respeitando simultaneamente o seu ritmo. Contribuir para um aumento da literacia em saúde em torno do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida da criança e informar sobre sinais de alerta em áreas fundamentais como comunicação, linguagem, motricidade, sensorialidade, cognição e afetos são os principais objetivos da 8ª Semana do Bebé.
Na semana serão dinamizadas um conjunto de atividades promovidas de 6 a 11 de junho pelos parceiros do projeto, das quais se destaca um passeio convívio de bebés, crianças e famílias programado para o dia 9 junho, pelas 17h00, com saída no Auditório Municipal, atividades no Algarve Outlet, de 10 a 11 de Junho, concurso de montras promovido pela ACRAL Olhão, concurso de trabalhos escolares promovido pela Saúde Escolar da UCC Olhar +, Bebé Estrela, prémio atribuído ao primeiro bebé do concelho de Olhão a nascer durante a semana com o apoio do Centro Hospitalar do Algarve, EPE.
Ainda no dia 9 de Junho no Auditório Municipal de Olhão, decorre o Seminário técnico da 8ª Semana do Bebé de Olhão.
«29-34 Semanas: Também sou prematuro!», «Lado-a-lado com os pais para mais uma etapa: Literacia em Saúde», «Babytalk: conversas sobre bebés» são alguns dos temas a abordar no âmbito do Seminário, que conta com a presença de convidados especialistas nas áreas da saúde materno infantil, saúde mental, saúde pública e educação que tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da parentalidade e interações saudáveis nos primeiros anos de vida como promotoras da saúde física e mental dos bebés e famílias.
No Seminário será atribuído um Prémio Mérito e Excelência a uma personalidade ou instituição que se tenha destacado de forma notória pelo trabalho ao nível dos cuidados à primeira infância.
De referir que o projeto de prevenção – Semana do Bebé de Olhão, que existe desde 2009, procura envolver toda a comunidade, num alerta para os cuidados de qualidade nos primeiros anos de vida promotores da saúde mental infantil. Em 2016, a Semana do Bebé de Olhão conta com a colaboração de diversas entidades locais, regionais e nacionais e um grande envolvimento por parte das instituições escolares.