É Licenciado em Educação Visual e Tecnológica e docente de profissão.
Do seu currículo, constam a frequência na Pós-Graduação em Arqueologia e Património; um diploma em Design Gráfico e Comunicação; um curso de especialização em “Educação Artística”; um curso de especialização em Educação Especial e Terapia de Arte, a frequência de um Master Internacional de Criatividade Aplicada Total e ainda uma série de Acções de Formação e Cursos de interesse pessoal, nas áreas do Património, da Arquitectura, Ambiente e Ordenamento do Território, a que se acrescenta um Curso de Estudos Políticos Aprofundados da Universidade de Verão do PSD.
No que se refere a participações públicas, são de destacar do seu percurso, a candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Monchique; o cargo de Deputado à Assembleia de Freguesia da mesma vila, ter desempenhado funções como Vereador da Câmara Municipal de Monchique; e a candidatura à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de 2005.
Ligado ao Partido Social-Democrata onde acumulou funções e experiência política, Rui André participa ainda em atividades que envolvem a comunidade, sendo que está ligado a associações culturais e recreativas na vila que o viu nascer.
De salientar ainda o facto de ter sido Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monchique.
Enquanto autarca venceu as eleições de 2009, 2013 e 2017, terminando o seu desempenho à frente dos destinos de Monchique em setembro de 2021.
A 26 de setembro de 2021, concorreu pelo PSD às eleições autárquicas, para a Presidência da Câmara Municipal de Portimão, tendo perdido para Isilda Gomes com 17.54% dos votos.