Política

Rui Rio anuncia que próximo Conselho Nacional do partido será no Algarve

Rui Rio
Rui Rio  
 
 
O Presidente do PSD anunciou ontem à noite, durante a sessão de tomada de posse dos órgãos distritais, na Escola de Hotelaria e Turismo em Faro, que o partido irá realizar o seu próximo Conselho Nacional no Algarve, entre abril e maio.

 
Rui Rio referiu que a grande prioridade são as eleições autárquicas, pelo que será criada "muito rapidamente" a Comissão Autárquica Nacional, que irá trabalhar nas concelhias onde o partido é oposição "não para andarmos já preocupados com nomes para candidatos para essas autarquias, mas para fazermos um caminho de preparação e a devida articulação entre os eleitos locais e as comissões políticas concelhias, visitando instituições enquanto PSD, e não enquanto candidato à Câmara". 
 
A regionalização foi outro tema abordado: Rui Rio lembrou que este processo já foi a referendo nacional e chumbou, "acho que ao abrigo da descentralização que todos queremos, o País vai ter que assumir esse debate e ver se chega a consenso ou não,  é uma matéria que a ser feita, terá de unir e não separar as pessoas".
 
Falou da necessidade de se dar mais atenção ao Ambiente, reforçando as medidas de mitigação às Alterações Climáticas e ao aquecimento global. Pediu ao Governo que cumpra o seu mandato até ao fim "é essa a sua obrigação". Explicou que o novo Governo "tomou posse e já parecia cansado, não esteve em estado de graça, porque é a continuidade do anterior mas com mais ministros, é o maior da história de Portugal".
 
David Santos, Presidente reeleito da Comissão Política Distrital do PSD, falou de autárquicas, como objetivo principal, mas também das Alterações Climáticas, dizendo que a Águas de Portugal, trata o todo nacional como igual. "A regionalização faria a diferença nestes casos pois a palavra dos algarvios seria ouvida".
 
David Santos:
 
Quanto à mobilidade, David Santos assinalou a falta de investimento na linha ferroviária da região, "os políticos de Lisboa lançam promessas antes das eleições e depois é o que se vê, na sua globalidade os transportes na região continuam a ser um problema".
 
O Presidente do PSD Algarve afirmou que quem tentar percorrer o Algarve "entra nos paralelismos do Sec. XIX, e se cá voltasse o Rei D. Carlos e a Rainha Dª Amélia, não ficariam surpreendidos com a nossa ferrovia, continuamos promessa após promessa a aguardar que se invista nesta área".
 
Quanto às questões relacionadas com os fundos comunitários (CRESC2020), David Santos assinalou que o Algarve com este Governo, "aplicou receitas antigas, executou pouco, e não se preparou como devia para o próximo embate". Antevê, que o próximo Quadro Comunitário de Apoio seja mais pobre e que a receita recaia de novo no turismo.