Sociedade

Rui Veloso em trio sobe ao palco nas celebrações do dia da cidade de Silves

Rui Veloso (Facebook)
Rui Veloso (Facebook)  
A 3 de setembro, celebra-se o Dia do Município de Silves. Para assinalar os 836 anos da conquista da cidade, a autarquia preparou um programa de iniciativas com destaque para concertos, inaugurações, cultura, arte e homenagens de mérito municipal.

PUB

Em nota enviada ao Algarve Primeiro, lê-se que, a programação tem início logo no dia 01 de setembro com a abertura do Castelo de Silves, pelas 21h00, para receber o lançamento da nova versão da APP Rota da Laranja, com direito a surpresas e brindes para os participantes. A partir das 21h30, reúnem-se em palco a banda de tributo aos Beatles, The Peakles e a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, para «um espetáculo cheio de energia e alegria contagiante», que acontece no âmbito do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.

No dia 02 de setembro, iniciam-se as celebrações do 35.º aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) com atuação, às 21h30, do projeto musical Amar Guitarra. Uma atuação de "Guitarras a Dialogar no Museu" com os guitarristas João Cuña (guitarra portuguesa e guitarra acústica) e Pedro Leote Mendes "Pierre" (guitarra acústica). Às 22h30, o momento é de cantar os parabéns ao MMAS (com corte do bolo e brinde com espumante).

As festividades do aniversário do MMAS prolongam-se pelo dia 03 de setembro, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada livre. Ao longo do dia, vão ser realizadas diferentes atividades, para «pequenos e graúdos», que passam pela visita acompanhada ao Poço-Cisterna, oficina de construção de Alaúde, com o mestre José Cardoso, pinturas faciais e ainda oficina de Dança Oriental, com Mónica Pereira.

Pelas 18h30, no dia 03, a arte e cultura vão estar em destaque com a inauguração do Painel de Azulejos "Mangueira" de Jorge Santos, no Jardim do Largo da República.

A última noite, «será de grandes emoções e terá inicio às 21h00, no Castelo de Silves, com a cerimónia das Distinções de Mérito Municipal«, na qual serão homenageadas personalidades do concelho de Silves que se destacaram ao longo da sua vida, «pelo seu contributo indubitável para a comunidade», sublinha a autarquia na mesma publicação.

O encerramento das celebrações terá lugar pelas 22h00, e ficará a cargo do veterano Rui Veloso, que se apresenta em trio, com Alexandre Manaia e Eduardo Espinho, para um concerto intimista, no Castelo de Silves.

A participação nas atividades é gratuita, no entanto as iniciativas do dia 3 de setembro, no Castelo de Silves, têm lotação limitada, «sendo imprescindível» o levantamento de voucher no Museu Municipal de Arqueologia a partir do próximo dia 27 de agosto, com entrega limitada a dois vouchers por pessoa.

As celebrações são uma organização do Município de Silves.