Sociedade

Ruy de Carvalho apadrinha "Procissão da Aleluia" nas "7 Maravilhas da Cultura Popular"

O ator Ruy de Carvalho é o padrinho da candidatura de São Brás de Alportel com a "Procissão da Aleluia" ao programa "7 Maravilhas da Cultura Popular" que até 6 de julho está a disputar a eleição como finalista regional, através de votação popular pelo n.º 706 207 707.

PUB
 
Em nota de imprensa, a autarquia destaca o ator como "uma figura incontornável da cultura portuguesa" que, aos 93 anos de idade, participa na série "Nazaré" e que "tem vindo a estreitar a sua ligação com São Brás de Alportel," visitando de forma assídua o concelho, enquanto padrinho da associação "Coração 100Dono", dedicada à defesa da causa animal.
 
Para o Município, é uma "honra que dá a São Brás de Alportel aceitar o convite para apadrinhar a Procissão da Aleluia", que atrai ano após ano, milhares de visitantes ao concelho, por altura da Páscoa.
 
Segundo a autarquia, a candidatura são-brasense foi escolhida como finalista regional do programa "7 Maravilhas da Cultura Popular" que este ano recebeu 504 candidaturas a nível nacional e integra uma lista de 140 finalistas regionais a nível nacional, preparando-se para concorrer juntamente com mais 7 candidaturas do Algarve.
 
As eliminatórias regionais vão ser transmitidas através da RTP1 e da RTP Internacional a partir de 6 de julho, totalizando 20 finais regionais em que os finalistas que passam à fase seguinte serão escolhidos através de votos populares.
 
Refere a mesma nota que, a Associação Cultural Sambrasense, com o apoio do Município de São Brás de Alportel apresentou a candidatura ao concurso que pretende apurar quais são as 7 mais significativas Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.
 
As duas semifinais, que vão escolher 14 finalistas, vão ser transmitidas nos dias 23 e 30 de agosto, enquanto a grande final está marcada para 5 de setembro e será transmitida em horário nobre da RTP.
 
O município acrescenta ainda que, num ano em que o setor turístico está a enfrentar "desafios inéditos e desafiantes" provocados pela pandemia do novo coronavírus COVID19, este concurso coloca o foco no turismo interno e desafia os portugueses a experimentarem Portugal através de roteiros inspirados nas eleições realizadas desde 2007.
 
Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no website: https://7maravilhas.pt/.