Economia

S. Brás de Alportel:Autarca reforça pedido de regime excecional de contratação de pessoal ao Governo

Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, expressou esta sexta-feira, ao Secretário de Estado da Administração Local, um novo pedido de regime excecional de contratação de pessoal.

PUB
 
O edil são-brasense refere que aproveitou a deslocação e reunião com o Secretário de Estado que teve lugar na sede da AMAL, em Faro, "para reiterar a premência de uma antiga solicitação que continua a aguardar resposta". 
 
Vítor Guerreiro aponta que a saída de profissionais por aposentação e a impossibilidade de proceder à sua efetiva substituição tem gerado sérios constrangimentos ao funcionamento de vários serviços no município de São Brás de Alportel, para assegurar à população a qualidade de vida que é entendida como objetivo prioritário da autarquia.
 
Com vista a colmatar tais dificuldades a autarquia tem vindo a recorrer a Contratos Emprego-Inserção, "uma solução temporária, precária e que se revela ineficaz", pelo investimento efetuado pela autarquia na integração e formação do novo colaborador por um curto período de serviço.
 
Por beneficiar de uma situação financeira estável, Vítor Guerreiro solicitou ao Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, numa reunião que teve lugar no dia 17 de dezembro de 2013, e posteriormente por ofício remetido a 1 de julho de 2014 e novamente ontem, a possibilidade do Município de São Brás de Alportel beneficiar de um regime excecional de contratação de pessoal com vista a contornar os problemas e dificuldades com que atualmente se depara.
 
“É fundamental encontrar uma solução permanente e capaz, de forma a garantir a operacionalidade de alguns serviços essenciais para assegurar a qualidade de vida e bem-estar da população são-brasense, sob pena de colapso dos serviços identificados e consequentes impactos nefastos para a população e, acima de tudo, inexplicáveis a nosso ver, perante a capacidade financeira desta autarquia para acrescer os encargos com pessoal”, realça Vítor Guerreiro.
 
Em resposta, o Secretário de Estado da Administração Local deu garantias a Vitor Guerreiro, e aos demais autarcas presentes, que o Orçamento de Estado de 2015 terá em consideração estas preocupações e contemplará, por isso, abertura para a contratação de pessoal nas autarquias que não se encontram em situação de endividamento.