A convite do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, que neste momento desempenha o cargo de representante dos autarcas algarvios no Conselho de Administração da Algar, decorreu hoje, uma visita às instalações da Nova Central de Valorização Orgânica, uma infraestrutura localizada no município de São Brás de Alportel, para tratamento e valorização do resíduos na região.
Esta visita, conduzida pelo Presidente do Conselho de Administração da ALGAR, Artur Cabeças, e pelo Administrador Delegado José Perdigão, foi previamente solicitada pelo Presidente da Câmara Municipal, e por convite deste, contou com a participação de autarcas, entidades e associações locais que tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e todo o procedimento que permite valorizar os resíduos, contribuindo para a redução de resíduos conduzidos para aterro.
A Central de Valorização Orgânica da ALGAR resulta de um investimento de cerca de 20 milhões de euros e visa o tratamento de 22 mil toneladas anuais de resíduos orgânicos e verdes.
O funcionamento está a decorrer de forma gradual, podendo no futuro, aquando do seu funcionamento pleno, contemplar mais de meia centena de colaboradores diretos e indiretos.
O tratamento de resíduos orgânicos, é desenvolvido na Central através de um processo composto por três fases distintas, o que permite produzir compostos orgânicos, como é o caso do adubo orgânico, bem como energia elétrica, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população e contribuindo para a redução do volume de matérias biodegradáveis em aterro sanitário.