Família

Sabe as principais causas do divórcio?

 
O encontro entre duas pessoas apaixonadas dá direito a juras de amor e promessas que, em pouco tempo acabam por se ver diluídas e o casal passa a ter de enfrentar a separação.

Tal acontece porque existe muita irracionalidade nos namoros, muitas promessas que não se podem cumprir e a falta de cuidado diário para com a relação. São muitos os especialistas que alertam para a realidade: é muito difícil prever o futuro e ainda mais quando estamos a falar de relações humanas, pois ninguém é capaz de assumir “um para sempre” quando todos os dias mudamos algo na forma de estar e de pensar, logo isso ainda se torna mais complexo quando temos de garantir ao outro que o vamos aceitar e amar para sempre.
 
O essencial é que tenhamos em mente que, quando duas pessoas gostam uma da outra, têm de cuidar de si mesmas diariamente e dar um pouco de si à pessoa que amam. É como se de um jardim se tratasse. Se retiramos as ervas daninhas, regamos, podamos e cuidamos, o espaço estará sempre bonito e agradável, se nos desleixamos e deixamos que a erva daninha domine o terreno, em pouco tempo deixamos de ter jardim para passarmos a ter um matagal onde temos de andar à procura das flores que, muitas vezes, já desapareceram. Quer isto dizer que, não basta amar alguém e dar como certa essa relação, é fundamental dar provas diárias disso. Para tal, é preciso dedicação, tempo e compreensão num tempo em que o “Eu limitada” parece colocar cada pessoa no centro do seu mundo. É cada vez mais comum que o marido ou a mulher troquem os momentos a dois pelo computador, pelos jogos de futebol, pelos amigos e, a relação vai-se ressentindo e, quando nos damos conta, a pessoa que era para a vida, acabou por se desinteressar de nós ou por ser pouco interessante aos nossos olhos.
 
Para perceber melhor que há pequenos aspetos que minam fatalmente uma relação quando não são resolvidos em conjunto, listamos as cinco causas de divórcio para os homens e as cinco razões que levam as mulheres à separação.  Tenha em mente que, muitas vezes, o casal não consegue resolver os seus problemas sozinho e que, não é vergonha alguma pedir ajuda a um terapeuta de casal. Às vezes, basta mudar pequenos hábitos para reanimar uma relação que parecia perdida. Quando há amor, vale sempre a pensa tentar novamente.
 
Para os homens, as causas do divórcio são:
 
1. Relacionamento extraconjugal – É interessante a diferença entre homens e mulheres, pois, na lista feminina, esta causa aparece em último lugar. Isto também mostra que as mulheres são mais suscetíveis a perdoar uma traição do que os homens.
 
2. Desgaste no relacionamento (falta de respeito) – Em ambos os casos esse motivo foi citado, o que comprova que é muito difícil manter um relacionamento quando falta o respeito e a cumplicidade entre os cônjuges. Pequenas discussões e desavenças diárias acabam por desgastar a relação ao longo do tempo.
 
3. Problemas de relacionamento com a família do cônjuge – Sogra, cunhado, primos e outros parentes, mesmo que de forma involuntária, acabam intervindo consideravelmente na vida do casal. O que aparentemente parece algo de pouca relevância, pode vir a  tornar-se num grande obstáculo para a vida a dois, sobretudo quando o filho ou filha não é capaz de colocar limites nos pais e elevar o seu casamento. Este ponto é muito comum e é motivo de fortes discussões, tristeza e má convivência entre os casais.
 
4. Falta de dinheiro – A falta de estabilidade financeira também é um grande desafio para os casais, em especial para os mais jovens e com menos formação profissional. Também, quando o homem perde o emprego ou possui um rendimento inferior à mulher, os problemas financeiros tendem a ter um peso maior. Muitos casais discutem tanto por esta razão que perdem a capacidade de encontrarem soluções, acabando opor deixar terminar o casamento.
 
5. Problema de relacionamento com os filhos – O que em certa parte já é resultado do desgaste do relacionamento acaba por colaborar também para o fim da união. Divergências em relação aos filhos oriundos de relações anteriores, também são apontados pelos especialistas como um problema recorrente na relação conjugal. Acaba por ser um círculo vicioso, um casal que não está bem, não cuida bem dos filhos. Os filhos criados nesse ambiente dão muitos mais problemas.
 
No plano feminino são apontadas as seguintes causas para se por termo a um casamento:
 
1. Desgaste no relacionamento (falta de respeito) – No caso das mulheres o desgaste no relacionamento é o principal motivo para o fim do casamento. E muitas vezes a falta de respeito acaba por descambar para a violência física e moral.
 
2. Problemas de relacionamento com a família do cônjuge – Qualquer relacionamento é abalado quando existe interferência por parte das famílias de ambos os cônjuges. Se o parceiro não resolve o problema, este ganha dimensões e acaba por destruir o casamento. Muitas vezes é a filha que não consegue autonomizar-se e está sempre ligada aos pais e, ainda mais comum, o filho que não consegue assumir-se como marido e anda sempre a reboque da mãe. Qualquer um destes cenários coloca um relacionamento a termo em pouco tempo.
 
3. Problemas de relacionamentos com os filhos – Os problemas entre o casal vão refletir-se diretamente na vida dos filhos. Os mais novos crescem com problemas de vária ordem e, o casal já desgastado, não tem capacidade de resposta, o que dá lugar a mais discussões.
 
4. Falta de dinheiro – As cobranças vindas das demandas financeiras podem tornar-se pesadas para o casal e colocar um ponto final num casamento, já que se perder a capacidade de dialogar, de procurar soluções e formas mais interessantes de encaixar mais rendimentos ou de poupar nos gastos. Muitos parceiros não conseguem dividir o seu vencimento de forma a manter a vida familiar, acumulam gastos num egoísmo que não é comportável com a vida a dois, o que em nada ajuda a manter a relação.
 
5. Relacionamento extraconjugal – As mulheres estão mais aptas que os homens em relação ao perdão pela traição, mas chega um momento que esse fardo fica insustentável e elas acabam mesmo por colocar termo no casamento, já que perderam a esperança no marido. A mulher tolera uma traição, mas dificilmente aceita a segunda, pois acaba por perceber a falta de respeito e de interesse do marido.
 
Tendo em conta estes pontos de vista que apenas mudam na ordem de prioridades entre homens e mulheres, é de aconselhar que se pense numa relação como algo de muito bom e especial. Amar e ser amado é muito positivo e gratificante, manter diariamente o outro na nossa vida e no nosso coração é uma arte que se aprende ao longo da vida, sobretudo quando o outro também está empenhado no mesmo.
 
Não existe uma única pessoa certa para cada um de nós, muito menos se perdem oportunidades definitivas. Existe uma equipa amorosa que tudo faz para ter um bom desempenho e resultados positivos para ambos. Se essa equipa deixa de funcionar, ambos têm o direito de se candidatar a outra experiência melhor e mais gratificante. Se for cuidada diariamente, se houver amor, respeito, capacidade de diálogo e um projeto de vida comum, certamente que a equipa tem as bases para ser cada vez melhor.
 
Fátima Fernandes