Comportamentos

Sabe identificar uma pessoa narcisista?

 
O narcisismo é, provavelmente uma das principais causas de infelicidade do ser humano, isto porque a pessoa se mostra muito segura de si, mas por dentro anda sempre à procura de aprovação, de atenção e de um elogio.

 
O narcisista está sempre à procura de um estímulo para que continue a acreditar que é melhor do que os outros, pelo que vive prisioneiro dessa solidão e sofrimento.
 
Para saber mais acerca deste assunto, convido o leitor a seguir este apontamento até aos 6 sinais para identificar um narcisista.
 
No fundo, este tipo de pessoas gosta tanto de si, mas em termos exteriores, que chega ao ponto de ter um culto diário para valorização do seu corpo, mas precisa que os outros lhe digam que está perfeito, o que nem sempre acontece, como é de calcular.
 
O termo deriva da mitologia grega. Narciso era um jovem belo, filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope. Segundo a mitologia, Narciso  apaixonou-se pela sua própria beleza ao vê-la refletida no lago. Daí vem o termo narcisista.
 
O excesso de apreço e o culto a si mesmo é denominado “narcisismo”, que frente à psicanálise é um traço fundamental na formação do ser humano, sendo necessário para a constituição do amor próprio, para a confirmação e sustentação da autoestima. No entanto, o exagero pode ser um sinal de alguma falha. É preciso ficar atento aos sinais para que tal não constitua um obstáculo na nossa vida seja do ponto de vista pessoal ou profissional.
 
É importante referir que o narcisismo não está ligado à classe social, muito menos ao dinheiro que cada pessoa possui. O narcisismo encontra-se em qualquer grupo humano, uma vez que, a necessidade de exibir o que se é assume um papel tão importante como mostrar aquilo que se possui.
 
É da natureza do narcisista ridicularizar ou menosprezar para que possa sempre estar numa posição melhor, ou para que seja mais bem visto e, esse padrão está presente em todos os grupos, sejam eles mais ou menos desfavorecidos. Há pessoas que mesmo não tendo muitos bens, acabam por exibir verbalmente aquilo que dizem ter só para diminuir o outro. Muitas vezes, quem tem menos assume-se com uma incrível superioridade perante os demais, isso é narcisismo.
 
As pessoas narcisistas vivem uma permanente sensação de insatisfação, na medida em que, fazem de tudo para agradar, mas muitas vezes não conseguem sequer se aproximar daquilo que pretendem, acabando por ficar muitos frustradas, mas sempre a pensar na melhor forma de se enganarem a si mesmas e aos outros.
 
É de salientar que, desde o nascimento, todos possuem algum nível de narcisismo, no entanto, a patologia existe apenas depois de determinado nível, sendo ainda nesta fase saudável. É aí que surge a dúvida: qual o limite entre o saudável e o patológico? O segredo é estar atento aos sinais:
 
1 – A liderança
 
Naturalmente, os narcisistas precisam de assumir posições de domínio sobre os outros. Esta é uma forma de alimentarem os seus egos e de mostrarem aos outros o seu poder face aos subordinados. No entanto, à medida que “mandam” nos demais, já que possuem facilidade para tal, negligenciam as necessidades dos seus funcionários, o que os leva a ser maus chefes e, muitas vezes, a serem destituídos. Os narcisistas não são bons líderes e confundem liderança com autoritarismo.
 
2 – Centro das atenções
 
As pessoas narcisistas são sociáveis e comunicativas e estabelecem as suas relações de forma a chamar a atenção dos que estão em seu redor, gostam de ter os holofotes voltados para si. Nem sempre todos vêem essas pessoas de uma boa forma, já que estão sempre em evidência e, quanto mais querem brilhar, mais se lhes apaga a luz, o que é um motivo de sofrimento.
 
3 – Excentricidade
 
Os narcisistas dão excesso de atenção ao estereótipo. Nesse âmbito, preocupam-se excessivamente com roupas e acessórios, chegando muitas vezes a ser ostensivos. São interpretados pelos que os vêem como pessoas diferentes e ousadas, já que tudo fazem para dar nas vistas.
 
4 – Vaidade
 
Um traço comum aos narcisistas é o culto excessivo do corpo. Mostram-se naturais sedutores, acreditam que são irresistíveis e todos estão aos seus pés. Quando percebem que tal não corresponde à realidade, voltam ao sofrimento e à frustração, mas tentam sempre, pois acreditam que, um dia alguém lhes vai dar o devido valor.
 
É comum ver narcisistas exagerarem ao fazerem atividades físicas sempre numa tentativa de encontrar a perfeição, que nunca alcançam, pois a mesma não existe e, a base dos narcisistas é tão elevada que seria impossível de alcançar.
 
5 – Relacionamentos amorosos
 
Os narcisistas tratam os seus parceiros como grandes conquistas, exibindo-os como troféus para que o mundo possa ver como são amados e queridos. Essa necessidade de aparecer também é expressa constantemente dentro dos próprios relacionamentos, onde possuem a necessidade constante de demonstrar ao parceiro o interesse existente dos outros por si, e que podem a qualquer momento traí-los. O narcisista adora mostrar ao parceiro que tem mais “pretendentes”, pelo que, a qualquer momento pode partir, o que acaba por acontecer devido ao cansaço e instabilidade que este modo de vida encerra em quem vive com eles.
 
6 – Autovalorização
 
Na procura da autovalorização, os narcisistas ferem e distorcem a imagem dos que estão à sua volta na tentativa de que a sua própria imagem, num comparativo, possa ficar melhor. Quando estão rodeados por pessoas mais importantes, tendem a desvalorizá-las, manchando as suas imagens, para que de uma forma, até mesmo ilusória, fiquem melhor frente aos demais.
 
Escusado será dizer que, o narcisista precisa de ser acompanhado psiquiatricamente para que possa alterar alguns modos de ver a vida. O tratamento é essencial para facilitar a convivência destas pessoas com os demais e, sobretudo, para melhorar a imagem que têm de si próprias, já que vivem em permanente sofrimento.
 
Fátima Fernandes