Curiosidades

Sabe o que são testes de personalidade e para que servem?

 
Em primeiro lugar, importa ter em conta o que é a personalidade e, de acordo com o AbcMed, “o termo personalidade é usado na linguagem comum em várias direções diferentes”, frequentemente com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa". Especificamente no contexto da psicologia e da psiquiatria, a personalidade “é o conjunto das características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir de cada pessoa”.

 
Nesse sentido, essa definição destaca a singularidade da pessoa e o seu modo único de compreender a vida e de agir e reagir diante de fatos da realidade, como estudar, trabalhar, conviver etc., ou seja, a individualidade pessoal e social de cada um.
 
O AbcMed refere-se aos testes de personalidade que são aplicados por psicólogos “por meio de perguntas ou testes gráficos com a finalidade de revelarem traços inatos e adquiridos da personalidade do indivíduo”. Estes testes permitem conhecer mais aprofundadamente o seu caráter e temperamento.
 
Os traços de personalidade são características marcantes da pessoa, os quais a distinguem dos demais indivíduos e que determinam como age e reage em diferentes situações.
 
O AbcMed realça ainda que, para que os resultados possam ser adequadamente validados, os testes psicológicos devem ser aplicados numa situação padronizada e constante, que inclua o material empregado, as instruções oferecidas, o local da aplicação, etc.
 
Os testes de personalidade são cada vez mais aplicados em todo o mundo e nas mais variadas áreas. Desde a criança que contacta pela primeira vez com as suas aptidões passando por uma entrevista de emprego, a escolha do teste é sempre tendo em conta aquilo que se pretende em cada situação. Neste contexto, a finalidade de um teste de personalidade consiste em avaliar e medir as características psicológicas de uma pessoa, bem como o seu comportamento em diferentes ocasiões. Estes testes podem ser utilizados com a finalidade de ajuda diagnóstica de determinados estados mentais e para verificar as habilidades e limitações de pessoas em relação a certas atividades como conduzir ou manobrar máquinas.
 
Na sua página, o AbcMed apresenta os testes de personalidade mais utilizados na atualidade, sendo de destacar:
 
Teste de Apercepção Temática (TAT), uma técnica projetiva que consiste em apresentar uma série de pranchas gráficas ao sujeito examinado, a partir das quais ele deve contar uma história sobre cada uma delas.
 
Minnesota Multiphasic Personality Inventary (MMPI), que consiste em 550 afirmações que o sujeito deve classificar como verdadeiras ou falsas, quando aplicáveis a si mesmo.
 
Teste de Rorscharch, que consiste em responder com o que se parece cada uma das dez pranchas com manchas amorfas de tinta que o examinador lhe apresenta.
 
Teste da Árvore, no qual é pedido ao sujeito que desenhe uma árvore, sobre a qual projeta aspectos de sua personalidade.
 
Os testes mais comuns em entrevistas de recrutamento são:
 
Inventário Fatorial de Personalidade (IFP), que visa avaliar o indivíduo normal em quinze necessidades ou motivos psicológicos: assistência, dominância, ordem, denegação, interação, desempenho, exibição, heterossexualidade, afago, mudança, persistência, agressão, deferência, autonomia e afiliação.
 
Teste de Atenção Concentrada, que tem a finalidade de avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período.
 
Teste Palográfico, cuja aplicação é muito simples e rápida. Este teste avalia a personalidade por meio da expressão gráfica, com a realização de pequenos traços verticais e paralelos.
 
QUATI, que avalia a personalidade através das escolhas situacionais de cada indivíduo.
 
Teste de Raciocínio Lógico, elaborado com a finalidade de investigar o raciocínio lógico de motoristas, mas que também pode ser aplicado na seleção de pessoal e avaliação do potencial de funcionários.
 
Teste Não Verbal de Inteligência, para avaliar a capacidade intelectual através de questões gráficas ou numéricas.
 
Inventário de Administração de Tempo, instrumento que tem por objetivo colher informações sobre a forma como as pessoas utilizam o seu tempo no trabalho.
 
Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), utilizado na avaliação de candidatos a motorista, operadores de máquinas e para quem vai ter porte de arma
 
Teste de Zulliger, que pode ser usado para qualquer finalidade de diagnóstico, avaliação da personalidade, seleção de pessoal, avaliação de desempenho, etc.
 
Teste Wartegg, que é uma técnica de investigação da personalidade através de desenhos obtidos por meio de uma variedade de pequenos elementos gráficos que servem como uma série de temas formais a serem desenvolvidos pelo indivíduo de maneira pessoal.
 
Estes testes são aplicados num contexto especifico e controlado para que os seus resultados sejam fidedignos.
 
 
Fátma Fernandes