Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Sabe qual é a causa dos conflitos?

Sabe qual é a causa dos conflitos?
Imprimir Partilhar por email
03-05-2018 - 16:44
São cada vez mais os especialistas que afirmam que, a grande causa dos conflitos é o medo; seja ele racional ou irracional e não propriamente um desafio ou uma ferramenta evolutiva.
 
Existem diversas teorias em torno dos conflitos e de uma suposta necessidade de vivermos conflitos para que possamos encontrar soluções, ainda assim, a realidade mostra-nos que, a maior parte desses conflitos têm uma causa muito mais limitadora do que facilitadora da evolução, isto porque, se encontramos soluções a partir das dificuldades que sentimos, também criamos obstáculos a partir do momento em que temos o medo a condicionar-nos as ações.
 
Os nossos medos inconscientes, aquilo que vamos acumulando ao longo da vida sem que nos apercebamos, dá lugar a discussões, submissões e a inúmeras formas de violência, seja ela física, psicológica, emocional, monetária ou qualquer outra que nos limite os sentimentos e os pensamentos.
 
O medo de falhar, o medo de sentir o que já nos fez sofrer, o medo de arriscar porque já se viveu uma situação negativa, explica grande parte dos nossos dramas e, consequentemente, a razão pela qual precisamos de nos zangar com os outros, de falar mal dos outros e de provocar afastamentos. 
 
Nos casais nota-se muito este “padrão”.
 
O medo da separação, o medo da traição, o medo da solidão origina discussões que, em muitos casos, conduzem mesmo a desenlaces pouco felizes, o que quer dizer que, o medo nos leva a orientar a nossa vida para situações desagradáveis, perigosas e mal sucedidas.
 
Todos temos medo de algo, todos precisamos de ir enfrentado os medos para que se encontrem alternativas e melhores soluções de vida. Já é sabido que só enfrentando os medos se avança, mas a questão é mais complexa do que isso, pois se não nos apercebermos do que está na base desse medo, não o conseguiremos superar, muitos menos controlar e, ainda menos evitar as situações dolorosas.
 
Partindo deste pressuposto, pode afirmar-se que o medo é a grande causa dos problemas pessoais e interpessoais, já que se reflete em tudo o que somos e fazemos, pelo que, seguramente seremos melhores pessoas para nós mesmos e para os outros, se conseguirmos identificar os nossos medos e encontrar a coragem suficiente para dar um passo em frente.
 
Se temos medo da traição, tudo faremos para que a outra pessoa se vá embora. Se temos medo da perda, acabamos por viver numa submissão tal que ninguém nos aguenta, se temos medo do erro, não o corrigimos, se tememos a falta de dinheiro, mais gastamos e menos ganhamos!
 
É mesmo fundamental começar a dar a volta a este grandioso novelo que se transforma numa gigantesca bola de neve e nos acarreta muitos problemas, por isso, vamos ao fundo de nós mesmos, vamos tentar compreender o que nos causa medo e, se necessário, procuremos o apoio de um psicoterapeuta para que nos possa ajudar a enfrentar, a sinalizar e a ultrapassar o medo, já que todos merecemos viver livres e felizes!
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

4 segredos que fazem a diferença na sua vida



-

Todos queremos o amor, mas passamos a vida a fugir dele



-

O que torna as pessoas compatíveis?



-

O que precisa de saber sobre “o poder da palavra”



-

Como é que se encontra o equilíbrio e o bem-estar?



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
ASAE leva Segurança Alimentar à Biblioteca Municipal de Faro

ASAE leva Segurança Alimentar à Biblioteca Municipal de Faro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Liga NOS:Portimonense foi ao Bessa vencer por 2-0 (C/VÍDEO)

Liga NOS:Portimonense foi ao Bessa vencer por 2-0 (C/VÍDEO)

ver mais
 
Nadadora de Faro bate recorde europeu

Nadadora de Faro bate recorde europeu

ver mais
 
PCP denuncia possível encerramento da estação de correios de Aljezur

PCP denuncia possível encerramento da estação de correios de Aljezur

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio