Curiosidades

Sabe quanto custa mudar de sexo?

 
Desde que a lei que permite a mudança de género entrou em vigor houve 47 jovens de 18 anos a proceder à alteração.

 
Se a mudança é mais comum entre os jovens até aos 30 anos, em 2011, ano em que entrou em vigor a Lei da Identidade de Género, houve quatro sexagenários a mudar de sexo – o mais velho com 68 anos.
 
O procedimento custa entre 15 mil e 25 euros no setor privado, sendo que, no nosso país, é o Hospital de Santa Maria que se encarrega de proceder à cirurgia em termos públicos.
 
O processo envolve um conjunto de procedimentos, em que as consultas de psiquiatria e de psicologia são determinantes para aferir se a pessoa em causa reúne as condições para proceder à cirurgia. Uma vez realizada a intervenção, é possível reverter, mas os médicos alertam que, nada fica igual ao que estava, daí ser muito importante ter consciência do que se pretende e das suas consequências.
  
As operações, bem como todas as consultas de psiquiatria que antecedem a mudança de sexo, são comparticipadas a 100% pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS), seguindo uma norma imposta pela Comissão Europeia, que considera a transexualidade uma doença congénita.
 
Importa saber que, o custo destas cirurgias, que são várias – mudar de feminino para masculino implica, pelo menos, 10 intervenções, enquanto para o inverso bastam duas operações – não é divulgado pelo Ministério da Saúde. Segundo Décio Ferreira, cirurgião plástico, no setor privado o custo varia entre os 15 e os 25 mil euros.
 
As mulheres são quem mais procura este tipo de cirurgia, o que contraria a tendência mundial de serem mais masculinos a procurarem a mudança para o feminino.
 
Fátima Fernandes