Dicas

Sabe reconhecer um narcisista? Siga estas pistas

Sabe reconhecer um narcisista? Siga estas pistas
Sabe reconhecer um narcisista? Siga estas pistas  
Foto Freepik
Os narcisistas usam e abusam dos outros para se sentirem poderosos e obterem o que pretendem.

À primeira vista, são pessoas encantadoras, sedutoras, muito simpáticas, disponíveis para ouvir e para ajudar, mas assim que ganham confiança, acabam por mostrar as suas verdadeiras intenções: aproveitarem-se dos outros a seu belo prazer, inferiorizá-los para se sentirem superiores e arrasarem com a autoestima dos demais.
 
Segundo a ciência, o transtorno de personalidade narcisista, também conhecido como megalomania, é uma condição patológica que se caracteriza por uma autoestima demasiadamente elevada, onipotência sobre outras pessoas e falta de empatia. O narcisista considera-se melhor do que os outros em todos os aspetos e não são assim tão raros, pois existem nas nossas famílias, no grupo de amigos, no trabalho e nas mais variadas situações em que participamos.
 
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, o narcisismo pode ser identificado através de nove sinais que nos podem ajudar também a proteger-nos desse tipo de pessoas e a evitá-las, pois efetivamente, «são relações muito difíceis de manter e pouco gratificantes para quem sofre com as suas artimanhas, ainda que, no início do contacto possa parecer exatamente o contrário», alertam os especialistas.
 
Para identificar um narcisista, analise estes pontos:
 

1 – Grandiosidade

São pessoas que se sentem superiores aos demais e que fazem de tudo para o demonstrar nas mais variadas situações. Este facto prejudica muito a saúde mental e a qualidade de vida daqueles que com eles convivem.
 

2 – Preocupação excessiva com o sucesso e o poder

Não olham a meios para alcançarem os seus fins, pelo que, por dinheiro e por poder são capazes de tudo.
 

3 – Acredita ser o melhor e a única pessoa importante do mundo

Gostam de demarcar-se e selecionam muito bem as suas vítimas de forma a que mantenham essa ilusão de superioridade. Para lidar com eles é essencial que os elogiemos, que os destaquemos em todas as ocasiões e que os façamos sentir “os melhores”.
 

4 – Exigem um tratamento especial porque consideram-se “muito importantes”

Destaca-se o facto de não poderem ser contrariados nem sentir que alguém é melhor do que eles. Têm de estar sempre no topo e os outros “deverão tratá-los como tal”.
 

5 – Excesso de admiração

Os narcisistas são pretensiosos e, por isso, exigem ser admirados em todas e quaisquer circunstâncias. Nem colocam em causa a possibilidade de não serem os melhores.
 

6 – Inveja dos outros

Por um lado, acreditam que são alvo de inveja por se considerarem superiores, mas no fundo, são eles que desejam ser ainda melhores e maiores. Sentem muita inveja quando sentem que alguém pode ultrapassá-los e fazem de tudo para impedi-lo.
 

7 – Falta de empatia

O narcisismo faz com que a pessoa seja incapaz de se identificar com os sentimentos e necessidades alheios, pelo que, são incapazes de amar, não têm remorso e nenhum tipo de culpa nem arrependimento pelas suas atitudes negativas.
 

8 – Explora os outros para obter um benefício pessoal

Para alcançarem o que pretendem, os narcisistas manipulam os outros para lhes utilizar os recursos, ideias, tempo e contactos. Se consideram que o outro é famoso ou que se destaca em algum ponto, usam-no a seu belo prazer para poderem ocupar-lhe a posição e a distinção. Com os bens materiais, não importa se o outro fica prejudicado ou em dificuldades, para o narcisista o essencial é conquistar o que pretende.
 
Não se preocupa minimamente com o outro, pelo contrário, retira-lhe tudo sem medir as consequências dos seus atos e, se confrontado, desmente. Controla as suas vítimas de forma a que estas cumpram sempre aquilo que lhes exige e segue sem quaisquer sentimentos ou arrependimento.
 

9 – É arrogante e dominador

Tudo o que diz ou faz está correto, e por isso deve ser considerado e aceite sem questionar. Esta atitude faz com que os narcisistas imponham as suas ideias sobre os outros, que tenham sempre razão e que, a opinião dos demais seja completamente desvalorizada e inútil.
 
Registe que, a melhor forma de se proteger de um narcisista é evitar estar com ele, falar de si ou fornecer-lhe informações que o possam comprometer, é identificá-lo para que saiba aquilo com que pode contar e, acima de tudo, não lhe dar nem importância, nem a sua presença. O segredo é desconfiar de tudo e de todos até que tenha efetivamente motivos para poder confiar, alertam os especialistas.