Esta quinta-feira, 19 de dezembro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano encerra a sua temporada artística convidando Filipa Faísca para um serão integrado na rubrica regular “Dos Sabores da Cultura”, que não é mais do que uma tertúlia musical, onde será revisitada a importância da memória, da tradição e do património no contexto cultural louletano.
«O Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro será um dos participantes especiais apresentando uma seleção de tradições orais de um outro Algarve, a que se juntarão depoimentos de vários familiares e amigos de Filipa, num contexto informal e intimista, a que não faltará também a degustação de produtos locais como vem sendo habitual nesta rubrica», lê-se na nota enviada pelo Município.
A sessão tem a duração aproximada de 120 minutos, dirige-se ao público em geral e tem entrada gratuita, com lotação limitada.
Conforme acrescenta a autarquia:Filipa Faísca de Sousa, natural de Querença, é poeta popular, artesã, transmissora de romances, orações, contos, cantigas e muitos outros saberes de que é guardiã. Mulher de uma memória patrimonial viva, é contadeira e cantadora das tradições de Loulé, para cuja preservação e divulgação muito tem contribuído, como também, assim, para a valorização da oralidade tradicional da região e da sua memória coletiva.
São seus os célebres bonecos de pano que retratam os ofícios de outros tempos, todos eles representativos do mundo rural algarvio, onde cada figura faz alusão às tarefas desempenhadas pelas gentes do interior, compondo verdadeiras peças de etnografia local, para as quais Filipe Faísca dá nome e faz versos. A artesã, imbuída de um espírito aberto, dona de uma contagiante energia e dinâmica, não se escusa assim a promover todos os seus saberes, artes e ofícios junto das novas gerações quando se revelam curiosas.