Sociedade

Sabores de Monchique vencem concurso nacional de culinária

O Município de Monchique foi nomeado concelho “Terra de Culinária 2016”.

PUB
 
O projeto de Monchique foi escolhido, entre várias candidaturas apresentadas pelo Júri do concurso nacional esta quarta-feira, no Congresso Nacional de Turismo de Culinária que decorre em Évora até amanhã.
 
O prémio “Terra de Culinária” é uma iniciativa da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e economia em parceria com o Turismo de Portugal e a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. 
 
Esta associação, procura anualmente, encontrar o Município que apresente o melhor plano de promoção e preservação da sua herança gastronómica e que, por essa razão, ostente o titulo de “Terra de Culinária do Ano”, partilhando-a em iniciativas locais como forma de atrair turistas nacionais e estrangeiros e dinamizar a economia regional.
 
Para o ano de 2016, a escolha recaíu sobre o plano apresentado pela Câmara Municipal de Monchique “Monchique Gastronómico 2016”, estratégia integrante da marca turística do concelho “O Topo do Algarve”, a qual integra para além do setor agora distinguido, o turismo Cultural, de Saúde e Bem-estar e de Natureza.
 
Este prémio pretende ainda, consciencializar os agentes locais para a preservação da oferta gastronómica local, em particular para a sua recuperação, revitalização e preservação futura; afirmar a gastronomia local num elemento diferenciador da oferta turística, valorizar, promover e salvaguardar as industrias de produtos típicos locais, em particular criando condições de “cross selling” a nível regional; ou incentivar o consumo dos produtos regionais, tradicionais e qualificados.
 
“Esta é uma distinção que muito nos orgulha e motiva. Este é um verdadeiro reconhecimento pelo trabalho diário de muitas pessoas que são os verdadeiros obreiros da afirmação da gastronomia de Monchique no contexto regional, tornando-a um elemento diferenciado para com a tradicional oferta turística da região. Quando apresentámos a candidatura sabíamos que teríamos hipóteses de vencer, fruto do trabalho já delineado, através de uma estratégia que tem sido revelada e trabalhada sector a sector em termos turísticos no âmbito da estratégia “ O Topo do Algarve”. No próximo ano, o Concelho de Monchique vai honrar este prémio e promover a sua herança gastronómica nos seus mais variados eventos e comemorações. Pretendemos aprofundar os aspectos culturais associados, alargar o leque de ofertas em torno da gastronomia de Monchique e difundir pelo país e estrangeiro as nossas tradições, articulando sempre com os outros segmentos da estratégia turística local e também regional. Este prémio coloca-nos no maior palco enquanto a terra da melhor gastronomia, dos melhores produtos, e também da melhor e mais genuína forma de receber quem nos visita.” rematou Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, logo após o anúncio do vencedor.