Sociedade

SAGRES:Aventureiro com embarcação a remos salvo a 102 km do Cabo de São Vicente

O alerta foi dado pelo Capitão do Porto de Portimão.

PUB
 
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Portimão coordenou no passado domingo uma operação de assistência a uma embarcação a remos com um tripulante, do sexo masculino, de nacionalidade holandesa que se encontrava a bordo da referida embarcação, a navegar a 55 milhas (102km) a sudoeste do Cabo de São Vicente e que largou de Portimão no sábado com destino à América do Sul (Guiana francesa).
 
O alerta foi dado pelo Capitão do Porto de Portimão, que foi contactado por uma amiga do indivíduo referindo que o navegador (solitário) se encontrava a bordo da embarcação e que reportou que estava à deriva devido a um problema no sistema de governo da embarcação. 
 
Segundo comunicado da Marinha, de imediato foi empenhado para o local, o navio da Marinha portuguesa NRP Jacinto Cândido tendo estabelecido contacto com a embarcação pouco passava das 03h00. 
 
Reunidas as condições de segurança e avaliada a situação, o NRP Jacinto Cândido rebocou a embarcação, já que esta encontrava-se numa área de passagem de navios de pesca.
 
O reboque foi iniciado ontem às 15h49m, tendo terminado hoje às 07h35m junto à Praia da Baleeira em Vila do Bispo, tendo sido empenhada a embarcação salva-vidas de Lagos do Instituto de Socorros a Náufragos, que efetuou o transbordo do tripulante, e procedeu à atracação da embarcação até ao porto da Baleeira.
 
Algarve Primeiro